INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
SECRETARIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL TRABALHO E DIREITOS HUMANOS
Seminário discute diretrizes para o enfrentamento do trabalho infantil no Piauí
10/10/2021 - 22:22  
  
Twitter 
Google+ 
A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, por meio da Diretoria de Proteção Social Especial, realiza, no dia 14 de outubro, o III Seminário Estadual do Enfrentamento ao Trabalho Infantil, que terá como tema “Estratégias e Desafios para o Enfrentamento ao Trabalho Infantil no Piauí”. O evento será na modalidade on line, pela plataforma Webex Meet/ Rede Sasc, no horário de 9h às 12h.
Na oportunidade serão apresentados os dados de um relatório elaborado pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil- FNPETI- que traz, entre outros dados, as principais características do trabalho infantil no Piauí. 
“São crianças que se encontram nos lixões, na agropecuária, como empacotadores de supermercados, oficinas de bicicleta, carros ou motos, lava-jatos. São vários locais nos quais identificamos esse tipo de trabalho e que a gente não pode aceitar, não por não serem trabalhos dignos, mas por não podermos aceitar crianças fora da escola desenvolvendo atividades que não vão levar posteriormente a um bom emprego, um trabalho, uma profissão”, enfatiza o gerente de Proteção Social Especial, Enfrentamento ao Trabalho Infantil, Abuso e Exploração Sexual da Sasc, Ananias Cruz.
O objetivo do seminário é discutir estratégias e ações que reduzam o número de crianças e adolescentes envolvidos no trabalho infantil no Piauí, que hoje tem, segundo dados de 2019, cerca de 7%, enquanto a média nacional é de 5,2%.
De acordo com Ananias, o seminário é um momento importante para discutir estratégias e ações: “De acordo com o relatório, existem cerca de 51.800 crianças e adolescentes envolvidas no trabalho infantil. Dessa forma, estamos empenhados em desenvolver todas as ações que possam trabalhar os gestores, técnicos e profissionais da Rede Suas para que a gente possa estar não só discutindo, mas também trabalhando ações e estratégias que venham garantir e fortalecer as ações de proteção a essas crianças e esses adolescentes”, diz Ananias.
Secretaria da Assistência Social Trabalho e Direitos Humanos
Rua Acre, 340 - Cabral – Teresina- PI- CEP 64.014-042
© 2023. Todos os direitos reservados.