Abertas inscrições para a 14a Conferência Estadual da Assistência Social
15/10/2021 - 15:44

Municipios disponibilizarão ilhas de transmissão para participação da sociedade civil

Estão abertas as inscrições para a 14a Conferência Estadual da Assistência Social, que acontecerá de 26 a 28 de outubro de 2021, de 9h às 13h, por meio do Canal TV SASC, no Youtube.   A conferência terá como tema central "Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social".

As Conferências são espaços democráticos de discussão, avaliação e proposição das prioridades para as políticas públicas, com a participação dos diversos representantes do governo e da sociedade civil organizada. As propostas deliberadas nas Conferências de Assistência Social devem ser priorizadas nos Planos de Assistência Social e executadas com o devido acompanhamento e controle social dos Conselhos de Assistência Social.

Uma das novidades trazidas pela a Conferência da Assistência Social 2021, realizada pela primeira vez na modalidade virtual, é a exigência aos gestores da assistência social nos municipais da montagem de ilhas de transmissão, “Os gestores precisam montar ilhas que possibilitem, não aos delegados debaterem e participarem, mas também garantir aos usuários e trabalhadores do SUAS acompanharem  todo o processo”, explica Luciana Evangelista, Presidente do Conselho Estadual de Assistência Social - CEAS/PI.

Durante os três dias de conferência, além do tema central, que aborda o financiamento público, serão trabalhados 5 outros eixos. “Os eixos vão enfatizar, não só financiamento e orçamento como instrumento para a gestão de compromisso e corresponsabilidade entres os entes da federação, mas também a proteção social não contributiva e o principio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos sócio-assistenciais no enfrentamento da desigualdades, o lugar da sociedade civil no Sistema Único da Assistência Social e a importância da participação dos usuários”, completa Luciana Evangelista.

Mais informações pelo telefone 86 98116-6917 e inscrições on line pelo  https://forms.gle/e29fGfabDUrQzWPk9

lu