Sasc entrega certificados de credito para 14 OSCs
25/10/2022 - 12:48

O Secretário da Assistência Social Trabalho e Diretos Humanos-Sasc, Zé Santana, realizou, na manhã desta terça-feira, 25, a entrega do certificado de autorização de crédito a 14 Organizações da Sociedade Civil que tiveram seus projetos selecionados/aprovados pelo Sistema Estadual de Incentivo a Inclusão e Promoção Social-Seips.

certificado

O Seips foi criado pela Lei n 6.951, de 06 de fevereiro de 2017. Ele é formado por entidades e organizações de assistência social, da sociedade civil, empresas e pela administração pública estadual.

Ele beneficia, através da isenção fiscal, as organizações da sociedades civil. Todos os anos são abertos editais para a apresentação de projetos, podendo cada entidade participar com até dois, sendo cada um no total de 30 mil UFIRs (R$ 122.400,00).

O Secretário da Sasc fez questão de parabenizar os representantes das instituições pelo importante trabalho que todas elas vem desenvolvendo: “A gente se sente muito bem e agradece a todos os conselheiros e a todos os envolvidos em fazer com que, a cada ano, nós tenhamos uma boa utilização desses recursos, que são aprovados por lei, e possamos realizar inúmeros projetos como temos visto”, diz ele.

Luciana Evangelista, gerente de Regionalização da Sasc, explica que nesta etapa foram beneficiados os projetos secundários apresentados pelas instituições, já que a primeira etapa aconteceu em abril, tendo 19 instituições beneficiadas.

certificado

Nesta segunda etapa foram disponibilizados R$1.434.766,35 para as 14 instituições, sendo três delas do interior e 11 da capital, são elas: Casa Frederico Ozanam, Associação Divina Providência - Casa São José, Anbeas - Casa Savina Petrilli, Fundação Padre Antonio Dante Civiero – Funaci, Rede Feminina Estadual De Combate Ao Cancer Do Piaui, Abrigo São Lucas, Ass Madre Cabrini Das Missionárias do Sagrado Coração de Jesus, Apec - Associação Palotina Para Educação E Cidadania, Associação Dos Cegos Do Piauí – Acep, Cria - Centro De Reintegração Familiar E Incentivo A Adoção, Associação Pestalozzi, Associação Lar Da Criança Dom Abel Alonso Nunez, Amare, Ação Social Esperantinense – Asesp.

As instituições tem três meses para a execução e mais um mês para a prestação de contas. Foram apresentados projetos na áreas de esporte inclusivo, cursos de capacitação de crianças e jovens, reformas e ampliações e implantações energia solar.

A Amare Brasil, de Esperantina que atua com cerca de 478 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade foi contemplada pela quinta vez. A psicopedadoga, Cleane Aguiar, destaca a importância do benefício: “O benefício é de grande valia pois contribui para a assistência educacional como alimentar para os assistidos de Esperantina.  Recentemente a Amare foi considerada uma das 100 melhores ONGs do Brasil por transparência e credibilidade.

Stephanie Santos, presidente do Conselho de Assistência Social do Piauí, CEAS, reforça a importância do SEIPs: “É um sistema importante de incentivo as entidades que trabalham no âmbito da Assistência Social. Ele ajuda as entidades a conseguirem se manterem e custiarem importantes investimentos, tanto na infraestrutura, para que possam funcionar e garantir a execução de serviços de qualidade”, diz ela.