Conselho Nacional de Assistência Social se reúne em Teresina
27/04/2023 - 09:52

Reunião regional do CNAS em Teresina
A Secretária da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Regina Sousa, participou, nesta quarta-feira (26) da Reunião Regional do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) com os Conselhos Estaduais da Assistência Social (Ceas) da região Nordeste. O evento, realizado no Diferencial Eventos, contou com a presença do Ministro do Desenvolvimento Social e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias e do Vice-governador, Themístocles Filho. O encontro segue até esta quinta-feira.

Em sua fala, Regina Sousa fez questão de lembrar que a participação social foi uma conquista importante e, apesar de ter sido pouco valorizada nos últimos anos, é preciso que seja valorizada. “Nós tínhamos o hábito de discutir as coisas de baixo para cima e estamos retomando o hábito de formular as nossas propostas para nortear a ação do governo. Das conferências participam entidades, indivíduos, todos participam e dão palpites pra gente construir um documento bom”, disse ela.

O Ministro Wellington Dias destacou a importância da participação popular para o avanço das políticas de Assistência Social e explicou como deve funcionar o Ministério, que priorizará as políticas de combate à fome e à pobreza em todo o Brasil.

A reunião contou com mais de 150 participantes entres gestores, conselheiros da sociedade civil e do governo, dos conselhos estaduais e municipais de assistência social de toda a região Nordeste.
Reunião do Conselho Nacional de Assistência Social

De acordo com a presidente do Conselho Estadual da Assistência Social, Stephanie  Santos, as reuniões regionais acontecem simultaneamente  nas regiões Sul, Norte, Centro -Oeste e Nordeste. “O Conselho Nacional convidou o Piauí para sediar este evento da região Nordeste, importantíssimo este gesto tendo em vista o papel que o Piauí tem desenvolvido na Assistência Social, principalmente nessa conjuntura de reconstrução da democracia e da política de assistência Social. Estamos hoje aqui para discutir o controle social e as perspectivas futuras para a assistência social”, destacou ela.

As reuniões regionais do CNAS com os CEAS acontecem nas cinco regiões do país, com objetivo de discutir questões afetas ao controle social do Sistema Único da Assistência Social, o principal objetivo da regional é debater a mobilização para o processo conferencial 2023. A 13ª Conferência Nacional de Assistência Social acontecerá nos dias 5 a 8 de dezembro de forma presencial em Brasília/DF. Antes da Conferência Nacional são realizadas as Conferências Municipais no período de 3 de abril a 15 de julho de 2023 as Conferências Estaduais de Assistência Social e do Distrito Federal no período de 16 de agosto a 16 de outubro de 2023.

Também estiveram presentes ao evento a secretária De Avaliação, Gestão Da Informação E Cadastro Único, Letícia Bartholo de Oliveira e Silva, o secretário Nacional de Assistência Social, André Quintão, a Presidente Conselho Nacional De Assistência Social - Cnas, Margareth Alves Dallaruvera, entre outros.