INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
SECRETARIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL TRABALHO E DIREITOS HUMANOS
Seminário da Assistência Social traz novidades sobre programas federais
12/05/2023 - 10:54  
  
Twitter 
Google+ 
Seminário da Assistência Social em Teresina
Novo cartão do Bolsa Família, novas condicionalidades para o recebimento de benefícios, Seguro Defeso, Intersetorialidade, cruzamento de dados interestaduais e até desinformação causada por notícias falsas foram alguns dos temas trabalhados no primeiro dia de Seminário Estadual da Assistência Social: O Cadastro Único e as Politicas Sociais, que acontece no Differencial Buffet, em Teresina.

O seminário é uma realização da Secretaria da Assistência Social Trabalho e Diretos Humanos-Sasc, por meio da superintendência de Assistência Social e conta com a participação de representantes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, além de gestores e técnicos da Assistência Social dos municípios dos Piauí. 

A superintendente da Assistência Social da Secretaria da Asssistencia Social, Trabalho e Direitos Humanos, Janaína Mapurunga avalia que o evento está sendo muito positivo: "Nós estamos muito contentes com a receptividade do evento que nós estamos fazendo aqui em Teresina, que trata do Cadastro Único e programas sociais. Ontem foi um dia muito produtivo, nós tivemos aqui quinhentas pessoas dos mais diversos municípios, do Cadastro Único do Bolsa Família e também tratar do co-financiamento", diz Janaina Mapurunga.

A superintendente explicou também que o Co-financiamento regular e sistemático é uma das metas do Governador Rafael Fonteles para os quatro anos. O co-financiamento é o repasse que o estado faz aos municípios do Piauí para a manutenção de serviços e de projetos na área da assistência social. 

Maurício Moreira, do município de Dom Inocêncio Piauí, destaca a importância do diálogo entre técnicos dos municípios e Ministério: " O seminário estadual da assistência social, o cadastro único e as políticas sociais, que está acontecendo esses dias em Teresina, está sendo um evento ímpar, porque nos possibilita esclarecer as dúvidas do novo Bolsa Família, sobre a as averiguações unipessoais, serviços que são ofertados, nos trazendo esse diálogo e essas experiências da política de assistência social no nosso estado", diz ele.
 
Vera Lúcia Maria de Oliveira, secretária da Assistência Social de Domingos Morão, fala a importância do evento: " A gente tá aprendendo mais sobre as modalidades do Bolsa Família. E vai ajudar muito, em relação, por exemplo, a coleta de dados, tudo isso vai ser muito útil pra gente ficar informado das novidades. E hoje a gente tá aguardando ainda mais novidades sobre o serviço de convivência, o criança feliz", aponta ela. 

Neste último dia de evento acontecerá uma mesa redonda que abordará  programas e ações voltados para a criança e o adolescente, Primeira infância, Piauí Acolhe e Serviços de convivência e fortalecimento de vínculos.
"Hoje estamos aqui discutindo o Criança Feliz, Piauí Acolhe e Primeira Infância, alguns são programas estaduais, outros são federais, mas que estão passando mudanças.  Esse é o momento da gente estar dialogando com os municípios, pra que eles se organizem e que continuem atendendo a população desses programas", completa Janaina Mapurunga.





Secretaria da Assistência Social Trabalho e Direitos Humanos
Rua Acre, 340 - Cabral – Teresina- PI- CEP 64.014-042
© 2023. Todos os direitos reservados.