I Seminário Estadual de Educação Indígena do Piauí será realizado em Uruçui
23/05/2023 - 12:52

Seminário de Educação Indígena será em Uruçuí
O município de Uruçui, a 440 km de Teresina, vai sediar, nos dias 25 e 26 de maio, o I Seminário sobre Educação Escolar Indígena do Piauí. O evento  será realizado na Câmara Municipal e reunirá lideranças indígenas, estudantes indígenas das escolas das Comunidades Sangue, Baixa Funda e Assentamento Santa Teresa, das etnias Guegues, Akroá Gamella e Caboclos, além de gestores e técnicos municipais e representantes das secretarias estaduais de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), Educação, Relações Sociais (Seres), Instituto de terras do Piauí (Interpi), e instituições de ensino do Piauí e do Ceará.

Segundo a coordenadora dos povos originários da Superintendência de Igualdade Racial e Povos Originários da SASC, a cacica Delzenir Pereira, da etnia Guegue, a programação do evento terá palestras importantes sobre experiências e vivências de escolas implantadas no Ceará. "O Piauí é um estado rico na diversidade étnica e as experiências do Ceará contribuirão para que possamos implantar escolas e avançar na educação com a realidade Indígena que tenham identidade e cultura do nosso povo. Hoje, o estado do Piauí não tem nenhuma escola que retrate o reconhecimento dos povos indígenas que aqui vivem", diz ela.

Ao final do seminário, um documento oficial será entregue aos órgãos estaduais e municipais com providências imediatas da realidade Indígena no Território Alto Parnaíba para a implantação de escolas indígenas no resgate da cultura e língua materna tupi guarani na educação escolar indígena.

Na região Sul, onde as etnias residem, os conflitos por terra, existência e educação ainda são entraves para os avanços aos direitos constitucionais dos povos indígenas.