A Sasc celebra o Dia Internacional da Pessoa Idosa (1º de outubro) com uma programação repleta de atividades. O objetivo é homenagear os idosos e sensibilizar a sociedade sobre os impactos do envelhecimento populacional, garantindo a devida atenção a esse público. A programação será realizada junto às Instituições de Longa Permanência São José, em Parnaíba, Vila do Ancião, em Teresina e Projeto 60+ em cinco bairros da capital. A secretária estadual da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Regina Sousa tem priorizado as políticas públicas voltadas à pessoa idosa.
Com o objetivo de garantir saúde e bem-estar à população da terceira idade, o Projeto 60+ acontece nos bairros Mocambinho, São Pedro, Santa Maria da Codipi, Parque Piauí e Morada do Sol. São atividades físicas e acompanhamento médico, além de atividades recreativas, culturais e sociais visando à qualidade de vida e o convívio social entre as pessoas idosas.
“Nossa finalidade é motivar esse público na superação dos obstáculos impostos pela idade, estamos mudando os hábitos cotidianos das pessoas com mais de 60 anos, cadastradas no projeto,” explica a superintendente da Pessoa Idosa da Sasc, Gilvana Gayoso. O projeto 60+ é realizado pela Sasc e Sesapi, em parceria com a iniciativa privada.
De acordo com a superintende, a Vila do Ancião e o Abrigo São José estão passando por várias melhorias como a aquisição de equipamentos e as adequações dos espaços físicos, como por exemplo, a construção de um espaço para a enfermagem. “Tudo está sendo feito para proporcionar conforto e bem-estar às pessoas idosas acolhidas nestas instituições, ” declara a superintendente.
VIOLÊNCIA - A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, em parceria com outros órgãos governamentais e não governamentais, vem realizando diversas ações de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa, dentre elas o Junho Violeta e a implantação de Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa e o lançamento do Programa Estadual de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa, que faz parte dos compromissos que o governador Rafael Fonteles assumiu em campanha.
“Nosso objetivo é promover iniciativas focadas na política de proteção aos direitos da pessoa idosa", finaliza a superintendente Gilvana Gayoso.