INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
SECRETARIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL TRABALHO E DIREITOS HUMANOS
Educação à Distância é tendência no Brasil
02/07/2008 - 00:10:39  
  
Twitter 
Google+ 

A Educação à distância cresceu 571% nos últimos anos e atrai mais de um milhão de pessoas no Brasil devido às vantagens que o mesmo oferece. O assunto foi discutido durante o I Seminário Estadual de Gestão Pública, realizado nos dias 30 de junho e primeiro de julho, promovido pela Secretaria da Administração do Estado, através da Escola de Governo. A metodologia de ensino vai ser usada pela Escola de Governo do Estado a partir de agosto com a oferta de três cursos.

No Seminário foi apresentado o ambiente virtual em que serão oferecidos os cursos de Redação Oficial, Atendimento ao Cidadão e Informática Básica, pela coordenadora do Núcleo de Educação à Distância, Ana Célia Furtado Orsano Sousa. Ela explicou que  acesso será feito pelo site www.pi.gov.br e as pré-inscrições começam no próximo dia 7. Só poderão participar servidores efetivos. O objetivo do Núcleo é garantir o desenvolvimento de programas de formação, através de oferta de cursos em nível de aperfeiçoamento, utilizando o ambiente virtual.

A experiência da Escola de Governo do Paraná, criada em 2004 foi mostrada pela especialista em formação de professora à distância, Cláudia Cristina Muller. Ela apresentou o modelo da Escola que atua em quatro níveis. Um deles são os Centros de Formação e Desenvolvimento, em número de 12e alguns com 30 anos de existência. Cláudia Muller disse que o desafio era a descentralização das ações de capacitação, pois no Estado são 180 mil servidores espalhados em mais de 300 municípios.

Claúdia Muller destacou que o termo Educação á Distância vai desaparecer e ser substituído por tecnologias apoiando a qualidade das ações de capacitação, ou seja, tecnologias aplicadas à Educação. E as vantagens em utilizar as tecnologias é que se chega às mais distantes regiões, evita deslocamento, pode-se mesclar momentos presenciais com virtuais e otimiza gastos com capacitação. “As tecnologia vieram justamente para melhorar, apoiar a qualidade das capacitações.”

Ainda no último dia do seminário, a educadora Maura Barros falou sobre “Atividade motivacional: Qualidade de vida  e satisfação no ambiente de trabalho”, terminando a palestra com sessão de ginástica laboral. O coordenador Estadual de Direitos Humanos e da Juventude, Alci Marcos Ribeiro Costa apresentou a proposta da II Conferência Estadual de Direitos Humanos e lembrou os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos com imagens de pessoas vítimas das desigualdades sociais no mundo.


Secretaria da Assistência Social Trabalho e Direitos Humanos
Rua Acre, 340 - Cabral – Teresina- PI- CEP 64.014-042
© 2023. Todos os direitos reservados.