INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
SECRETARIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA
Vila do Ancião

CASA DE ACOLHIMENTO VILA DO ANCIÃO


COODENADORA

Lia Raquel Lopes Soares Feitosa

Tel: (86) 3235 1606


1.Capacidade de acolhimento-60 idosos.

2.Faixa etária: a partir de 60 anos.

A Unidade Operacional Vila do Ancião – UOVA, é  uma Instituição de Longa Permanência para Idosos - ILPI, de caráter público, cujo objetivo é proporcionar atendimento em regime integral a pessoas idosas que comprovem não possuírem vínculo familiar, condições de manter a própria subsistência, vítimas de maus tratos e abandono familiar, de modo a satisfazer as necessidades básicas de moradia, alimentação, saúde e conveniência social, garantindo o cumprimento da medida de proteção especial prevista no Art. 3º do Estatuto do Idoso.

Os idosos institucionalizados na UOVA são encaminhados através do sistema de garantia de direitos, tais como: Delegacia do Idoso, Ministério Público, Promotoria de Justiça e outros, mediante contato prévio antes da admissão na ILPI e a exigência de análise e parecer social dos casos apresentados, buscando sempre que possível a matricialidade da família, com o fim de garantir em último recurso a decisão da institucionalização.

A UOVA constitui-se em uma moradia coletiva, cuja estrutura física tem formato de sol com 07 raios, nos quais 04 (quatro) alas de 06 (seis) suites, onde residem idosos com capacidade para desenvolver todas ou parte dos atos da vida diária. Existem 03 (três) alas com 16 (dezesseis) apartamentos, onde os 02 (dois) banheiros são coletivos. Nessas estão abrigados idosos que dependem de um Cuidador Social para o desenvolvimento das atividades da vida diária. Tais idosos são sequelados de acidentes vasculares cerebrais, transtorno mental médio e grave, cegos, cadeirantes e sem lucidez. Esses necessitam de atendimento 24h e de cuidadores capacitados para tais necessidades.

Atualmente a ILPI recebe a visita da equipe do programa Estratégia de Saúde da Família, considerado porta de entrada ao Sistema Único de Saúde. Dessa forma, todos os idosos tem atendimento com a parte de atenção básica e quando necessitam são encaminhados para consultas, exames, cirurgias e internação, contemplando a média e a alta complexidade no âmbito da saúde. Dispõe ainda de funcionários cedidos de outras instituições como o médico.



Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC
Rua Acre, 33 - Cabral – Teresina- PI- CEP 64.014-042
Tel.(86) 3222-4679 / 3226-1974 / 3223-7201 - © 2015. Todos os direitos reservados.