Luz, Câmera, Ação!
13/11/2012 - 11:50

Tudo pronto para a 7ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos - de 19 a 24 de novembro em Teresina.
Em sua 7ª Edição, a Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul estará presente em todas as capitais do País,trazendo para telona 38 filmes que abordam as principais temáticas e convidam o público para uma reflexão sobre os direitos fundamentais da pessoa humana. Em Teresina, a exibição dos filmes será na Sala Torquato Neto com entrada franca.
A Mostra faz justiça, ao homenagear o documentarista, Eduardo Coutinho, entusiasta da arte cinematográfica e sua relação com a defesa dos direitos humanos no Brasil. Entre os temas abordados nos filmes, figuram os Direitos da Pessoa Idosa, da Mulher, à Memória e à Verdade, dos Indígenas, da Criança e do Adolescente, ao Trabalho Decente, à Alimentação Adequada, da População Carcerária, da População em Situação de Rua de Pessoas com Deficiência, Cidadania LGBT e Igualdade Racial.
O projeto tem investimentos da Petrobrás, do Ministério da Cultura; por meio da Cinemateca Brasileira em parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos Humanos e organismos estaduais que atuarão inclusive no planejamento e mobilização em cada cidade.
“Estamos nos organizando nas diversas áreas de governo do estado: educação, cultura, e na própria SASC, em parceria com os movimentos sociais, para presentear o público participante, comboas palestras que complementarão a temática de cada filme, teremos uma exposição de artes plásticas abordando o tema da etnia e cultura negra. A ideia é que todos possam experimentar a cultura desde a entrada do cinema até a sala de exibição” afirma Graça Silva, da Diretoria de Direitos Humanos da Sasc.

DATA CLASSIF FILME E AUTOR TEMÁTICA ABORDADA

19/11  O Cadeado – Leon Sampaio, 2012 Direito à Educação, Direitos da Pessoa com Deficiência.
  A Galinha que Burlou o Sistema – Quico Meirelles, 2012 Direito à Alimentação Adequada.
  O Menino do Cinco - Marcelo Matos de Oliveira, Wallace Nogueira, 2012 Direito da Criança e do Adolescente. Direito da População em Situação de Rua.
 12 anos A Fábrica – Aly Muritiba, 2012 Direito da População Carcerária.
20/11  Virou o Jogo: A História das Pintadas – Marcelo Vilanova, 2012 Direito da Mulher
 16 anos Chocó – Jhonny Hendrix Hinestroza, 2012 Direito da Mulher e Igualdade Racial
 12 anos O Garoto que Mente – MaritéUgás, 2011 Direito da Criança e do Adolescente.
  Menino do Cinco – Reapresentação Direito da Criança e do Adolescente. Direito da População em Situação de Rua.
  Maria da Penha: Um Caso de Litígio Internacional – Felipe Diniz, 2011 Direito da Mulher.
 12 anos Silêncio das Inocentes – IqueGazzola, 2010 Direito da Mulher.
 14 anos Batismo de Sangue – Helvécio Ratton, 2006 Combate à Tortura, Direito à Memória e à Verdade.
21/11 12 anos Elvis & Madona – Marcelo Laffitte, 2010 Cidadania LGBT – Diversidade Sexual.
 10 anos Com o Meu Coração em Yambo – Maria Fernanda Restrepo, 2011 Direito à Memória e à Verdade, Combate à Tortura.
  Estruturas Metálicas – Cristian VialL. , 2011 Direito das Populações Carcerárias, Combate à Tortura.
 12 anos Saia se Puder – Mariano Luque Direito da Mulher
  Uma, Duas Semanas – Fernanda Teixeira, 2012 Cidadania LGBT Divers. Sexual, Direito da Pessoa Idosa.
 10 anos A Demora – Rodrigo Plá, 2012 Direito da Pessoa Idosa.
22/11  Extremos – João Freire, 2011 (sessão de áudiodescrição) Direito à Cidadania.
 10 anos À Margem da Imagem – Evaldo Mocarzel, 2003 Direito da Pessoa em Situação de Rua.
 12 anos Santo Forte – Eduardo Coutinho, 1999 (sessão de audiodescrição) Diversidade Religiosa.
  Justiça – Andrea Ruffini, 2010 Direito das Populações Tradicionais, Indígenas.
 12 anos Último Chá – David kullock, 2012 Combate à Tortura, Direito à Memória e à Verdade.
 12 anos Cabra Marcado para Morrer – Eduardo Coutinho, 1984 Conflitos Fundiários, Direito à Memória e à Verdade.
23/11  Olho de Boi – Diego Lisboa, 2011 Direitos da Criança e do Adolescente, Diversidade Religiosa.
  Funeral à Cigana – Fernando Honesko, 2012 Direito das Populações Tradicionais.
 12 anos Carne, Osso – Caio Cavechini, Carlos Juliano Barros, 2011 Direito ao Trabalho Decente, Combate ao Trabalho Escravo.
 Livre O Fio da Memória – Eduardo Coutinho, 1991 Igualdade Racial.
  Cachoeira – Sérgio Andrade, 2010 Direito das Populações Tradicionais, Indígenas.
 16 anos Paralelo 10 – Silvio Da-Rin, 2011 Conflitos Fundiários, Direito à Terra
 10 anos Marighella – Isa Grinspum Ferraz, 2012 Combate à Tortura, Direito à Memória e à Verdade.
24/11  Disck Quilombola – David Reeks, 2012 Direito das Populações Tradicionais, Igualdade Racial.
  Vestido de Laerte – Claudia Priscilla, Pedro Marques, 2012 Cidadania LGBT – Diversidade Sexual.
  A Galinha que Burlou o Sistema (Reapresentação) Direito à Alimentação Adequada.
 10 anos O Veneno Está na Mesa – Silvio Tendler Meio Ambiente e Sustentabilidade.
  Porcos Raivosos – Isabel Penoni, Leonardo Sette, 2012 Direito das Populações Tradicionais, Indígenas.
  O Cadeado (Reapresentação) Direito à Educação, Direitos da Pessoa com Deficiência.
 16 anos Dez Vezes Venceremos – Cristian Jure Direito das Populações Tradicionais, Indígenas.
  Juanita – Andrea Ferraz, 2011 Direito à Memória e à Verdade.
 10 anos O Dia que Durou 21 Anos – Camilo Tavares Direito à Memória e à Verdade.
  A Fábrica (Reapresentação). Direito da População Carcerária.
 14 anos Hoje – Tata Amaral Direito à Memória e à Verdade