Conexão – Teresina – Medellín – Recife prevê criação de Centro de convivência em Teresina
14/03/2022 - 09:21

O secretário da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos- Sasc, José Santana, participa nesta segunda-feira, 14, da solenidade de abertura do evento: Conexão – Teresina – Medellín – Recife, que acontecerá no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil/PI, a partir das 14h30. O evento contará com a presença do Governador Wellington Dias, além de autoridades nacionais e internacionais, que apresentarão exemplos de ações exitosas com intenção de reprodução no estado do Piauí.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí em parceria com a Sasc, através da Superintendência de  Direitos Humanos –SUDH, e apoio da Ordem dos Advogados do Brasil/Piauí, Agência de Tecnologia da Informação- ATI e Secretaria de Governo -Segov.

Santana destaca que o projeto tem como premissa ajudar aos que mais precisam, com abordagens diferenciadas para problemas já conhecidos: “Ele demonstra o interesse do Estado em promover soluções com foco no resultado, trazendo ganhos estruturais para a região atendida. A Sasc coloca-se como parceira da secretaria de segurança e demais órgãos participantes, e reconhece a necessidade da execução de ideias bem sucedidas em outras cidades, fortalecendo a cidadania, aumentando a presença do poder público, acolhendo a população da região com um cenário adequado ao desenvolvimento econômico e à justiça social”, aponta o secretário da Sasc.

O evento Conexão -Teresina-Medellín-Recife tem como principal objetivo aproximar profissionais de Segurança Pública e Defesa Social da realidade de pacificação implementada na Colômbia, experiências exitosas em Recife (Compaz) e no Pará (Usipaz) para conduzir os primeiros passos na implementação de um  Centro de Convivência (Sasc em parceria com Seduc), no bairro Mocambinho, na cidade de Teresina.

Ele prevê reforma e ampliação da Unidade Escolar Des. Pedro Conde, destinando à comunidade atendimentos multidisciplinares com diretrizes colombianas – U.V.A (Unidade de Vida Articulada) e Centro da Felicidade; Compaz e Usipaz.  Serão beneficiados cerca de 6 mil moradores do Bairro Mocambinho e adjacências, como Vila São Francisco e Vila Bom Jesus.