Piauí é destaque na execução do Programa Criança Feliz
05/04/2022 - 09:05

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos – (Sasc), através da Diretoria de Unidade de Proteção Social Básica, Gerência de Políticas para Primeira Infância e Coordenação Estadual do Programa Criança Feliz/Primeira Infância no SUAS, realizou, de 28 a 30 de março, a Imersão sobre o Programa Criança Feliz no Estado do Piauí. O evento foi realizado no auditório do Diferencial Buffet.

Foto_05042022_090444

A Imersão teve como objetivo fortalecer o Programa Criança Feliz, enquanto política pública de promoção aos direitos da criança, a qual visa o fortalecimento e desenvolvimento da Primeira Infância no Piauí. A programação incluiu palestras, debates.

Na ocasião, estiveram presentes a superintende dos Direitos Humanos , Janina Mapurunga representando o secretário da Sasc, Zé Santana; a coordenadora do Programa Criança Feliz e diretora do DUPSB, Antônia Moura; a Secretária Nacional de Atenção à Primeira Infância/ Ministério da Cidadania, Luciana Siqueira Lira de Miranda; o Coordenador Geral de Monitoramento e Gestão de Informação, Sinval Ferreira; o Assessor técnico da  Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância  (SNAPI), Paulo Sergio Aquino; além dos gestores e supervisores do PCF nos municípios.

Foto_05042022_090438

Para a diretora do DUPSB, Antônia Moura, o evento veio para somar e multiplicar o conhecimento de todos. “Gostaria mesmo de agradecer a todos que estiveram presentes.  Fizemos tudo com muito carinho e cuidado, para que as equipes municipais aprimorassem seus conhecimentos cada vez mais e levando para a realidade melhorias voltadas para o nosso programa. Hoje somos referência e isso é o que nos motiva para continuar crescendo e melhorando cada vez mais” pontua.

A Secretária Nacional de Atenção à Primeira Infância, Lucina Siqueira Lira, frisou que o evento veio alinhar tudo o que vem sendo desenvolvido nos municípios, trazendo novidades e suprindo as principais demandas dos municípios. “Através do Criança Feliz, gestantes e crianças de até três anos incluídas no Cadastro Único de programas sociais e crianças de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) têm acesso à ações nas áreas da saúde, assistência social, educação, justiça, cultura e direitos humanos” disse ela.

Foto_05042022_090444

O Piauí tem hoje 204 municípios aderidos ao Programa, com uma execução de mais de 83%, cumprindo as metas pactuadas com o Ministério e alcançado ótimos resultados.