Busca Ativa será prioridade nas ações da Assistência
13/01/2023 - 15:24

"Ninguém vai tirar assim à toa", garante Regina Sousa

Após primeira reunião com o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, a Secretária da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Regina Sousa, destaca a necessidade da realização sistemática da Busca Ativa para a atualização de dados do Bolsa Cadastro Único (CadÚnico), garantindo que programas como o Bolsa Família e o Luz Para Todos possam atender à população que realmente necessita de maior atenção do Governo Federal.

diana

“Para entrar os R$ 150 das crianças, é preciso que o cadastro esteja mais fiel à realidade atual. Já que o auxílio emergencial não podia esperar, por conta da Covid, a pessoa se autodeclarava e entrava. Agora que a situação está se normalizando é preciso tirar do cadastro as pessoas que já não precisam mais, assim como aquelas que entraram por oportunismo”, avalia Regina.

diana

A secretária também chama a atenção para o fato de que muitas pessoas já estão fora do perfil para receber o benefício por diversas razões mas seguem recebendo por não saberem que precisam solicitar a retirada do nome. “Talvez muitos não soubessem que tem que pedir pra sair, porque realmente quem tem que tirar é o governo, então, a partir disso, a nossa pressa para atualizar, porque a nossa prioridade é Segurança Alimentar, pagar o Bolsa Família e mais os R$ 150 das famílias que tem criança”, aponta ela.

diana

Regina Sousa explica que o cadastro vai servir ainda para outros projetos, como o de abastecimento de água, moradia. A secretária enfatiza que a atualização do cadastro de forma segura só é possível com a realização de Busca Ativa, que é realizada pelas prefeituras.  “Não pode ser pesquisa de amostragem. Tem que ser pesquisa domiciliar, Busca Ativa, que é feita pelas prefeituras. São as prefeituras que cadastram. O Estado só monitora”, completa.

diana

O próximo passo será uma reunião com a presença do governador, Rafael Fonteles, e os prefeitos, para a pactuação do trabalho a ser realizado em parceria para a limpeza do cadastro. “Ninguém vai perder, ninguém vai tirar assim à toa, então todo mundo pode ficar tranquilo, só sai depois que comprovar que não está enquadrada no programa”, enfatiza Regina Sousa.

Foto_13012023_020104

Fotos Gabriel Paulino e Diana Cavalvante