Sasc realiza capacitação de técnicos do Piauí Acolhe
23/02/2023 - 12:50

A Secretária da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), Regina Sousa, participou, nesta quinta-feira (23), da abertura da Capacitação de Multiplicadores do Programa Nordeste Acolhe- Piauí. A Capacitação acontece de forma híbrida (presencial e on line) até a terça-feira (28).

Também participaram do primeiro dia do evento o Secretário Nacional de Assistência Social MDS, André Quintão, representando a Secretária Nacional de Cuidados e Família / MDS, Laís Abramo, Tatiane Parra, a Coord. da Câmara Temática da AS - Cons. NE, Iris Oliveira, a Superintendente de Assistência Social da SASC, Janaína Mapurunga , a coordenadora da GT UGSUAS SASC, Raimunda Oliveira, a Diretora de Gestão do Suas, Rosângela Sousa entre outros técnicos e gestores.

O evento é uma atividade de capacitação para técnicos, integrantes do Programa Piauí Acolhe, sob a coordenação da Unidade de Gestão do SUAS - SASC Piauí, por meio da diretora de gestão do SUAS, Rosângela Sousa, conjuntamente ao Comitê Técnico da Assistência Social, vinculado à Câmara Temática da Assistência Social do Consórcio Nordeste.

Rosangela Sousa explica que a capacitação objetiva reorientar a atuação dos técnicos, potencializando formas de superação de desafios e de socialização de lições aprendidas, incluindo treinamento de capacidades que possibilitem à equipe estadual o desenvolvimento de relações cada vez mais estratégicas no desempenho da função. “Afirma-se a importância de propiciar troca de experiência, notadamente do ponto de vista dos instrumentais e percurso metodológico a serem priorizados, entre os participantes, acerca do tema em questão. Em síntese, a realização da presente atividade, visa preparar multiplicadores do Programa, para desenvolver suas ações com eficiência e eficácia, notadamente àquelas relativas ao apoio e monitoramento junto aos municípios referentes ao Programa”, diz ela.

Outra questão muito importante a ser trabalhada durante o encontro é referente a documentação necessário para o cadastro dos beneficiários. Os técnicos discutirão sobre a observação e monitoramento de toda a normativa estadual do Programa, incluindo a documentação específica da ação e o passo a passo para a concretização, ou não, do benefício e seu respectivo monitoramento, conforme o caso.