Secretária visita familiares de vítimas dos deslizamentos de terras
23/02/2023 - 16:29

A secretária da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Regina Sousa e a superintendente da Assistência Social, Janaína Mapurunga, visitaram nesta quinta-feira, 23, os familiares das vítimas do deslizamento de terras em  São Sebastião, no litoral norte São Paulo. Eles vivem em São Pedro do Piauí, a 114 km de Teresina. A gestora  estadual foi verificar a situação dos familiares e ver, junto com a Secretária da Assistência Social do município,  Marianne  Ferreira, o que podem fazer para ajudá-los.

Regina Sousa visitou a casa da mãe de Maria dos Santos Gomes da Conceição, Maria de Jesus da Conceição, e da mãe de Adriel de Sousa Costa, Maria do Carmo de Sousa Costa, em São Pedro do Piauí. O casal e uma criança de 2 anos, Keyson Raniery Rios Silva, sobrinho do casal e neto de Maria de Jesus, foram vítimas dos deslizamentos de terras no litoral norte de São Paulo, no último final de semana. A secretária informou que foi a pedido do governador Rafael Fonteles verificar o que os familiares estão precisando, como vivem e o que governo e prefeitura podem fazer.

A secretária informou que as secretarias de Assistência do Estado e do município estão atuando em parceria no apoio aos familiares. O traslado dos corpos de São Paulo para Teresina será feito pelo governo do Estado e de Teresina para São Pedro, pela Prefeitura do município. E os familiares estão recebendo o apoio neste momento de dor.

“Vamos ver o que a Assistência Social, tanto do Estado como do município podem fazer para ajudar os familiares,” explicou Regina Sousa. A secretária contou que  são muitos os familiares de Maria dos Santos e de Adriel que vivem em São Pedro do Piauí. A mãe de Maria Gomes, Maria de Jesus,  disse que o casal morava em São Paulo há cinco anos e que eles planejavam voltar a morar no Piauí em junho próximo. Adriel Costa trabalhava como pedreiro e foi a São Paulo a convite de um irmão que vive lá há 20 anos.

Maria de Jesus, 65 anos, contou que teve 14 filhos, dois morreram ainda crianças, e que vai criar, junto com os filhos, o neto que sobreviveu à tragédia e que  vem para o Piauí tão logo seja liberado pelos médicos. A criança tem a mesma idade do outro neto que foi vítima da tragédia.

Os familiares informaram que três pessoas da família sobreviveram  e que ainda aguardam notícias de três pessoas que estão desaparecidas.