INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
SECRETARIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL TRABALHO E DIREITOS HUMANOS
Sasc realiza Encontro de Integração de Religiões de Matriz Africana e combate à Discriminação Racial
24/03/2023 - 14:58  
  
Twitter 
Google+ 

Encontro foi concretizado através da Superintendência da Igualdade Racial e Povos Originários e aconteceu no Memorial Esperança Garcia
A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos realizou, nesta sexta-feira, 24, no Memorial Esperança Garcia, em Teresina, o Encontro de Integração das Religiões de Matriz Africana e Combate à Discriminação Racial. E foi promovido pela Superintendência da Igualdade Racial e Povos Originários. No evento foram abordados temas como racismo religioso, variedade das religiões de matriz africana, suas diferenças e igualdades, e como lidar com o preconceito e racismo dentro da religião. A roda de conversa também contou com músicas e danças.

igualdade
‘’A ideia nossa é que nós possamos fazer uma integração entre essas nossas matrizes africanas, porque dentro da matriz africana nós temos o Candomblé, Umbanda, Quimbanda, temos várias denominações, e um dos grandes desafios nosso, enquanto religião, é a gente conhecer a realidade de cada denominação e, aqui hoje, a gente quer conhecer quais são as demandas,’’ comentou a superintendente da Igualdade Racial e Povos Originários, Assunção Aguiar.

igualdade
Um dos outros temas que também foi abordado durante o encontro foi a intolerância religiosa entre a grande diversidade de religiões, não apenas as de matriz africana. ‘’A gente está em um estado, que é um dos estados mais católicos, mas também é um estado que tem muitas casas de matriz africana, então como é que a sociedade está lidando com essa diversidade religiosa tão importante, esse questionamento a gente tem feito para que possamos compreender que essa sociedade que tem tantas pessoas de outras religiões, nós também estamos inseridos nela,’’ reforçou a superintende.
igualdade

A roda de conversa teve a participação de representantes de terreiros, da Defensoria Pública, da Secretaria de Segurança e outros órgãos e entidades.  E além das discussões sobre o tema, teve apresentações musicais e de dança.

igualdade

Secretaria da Assistência Social Trabalho e Direitos Humanos
Rua Acre, 340 - Cabral – Teresina- PI- CEP 64.014-042
© 2023. Todos os direitos reservados.