Sasc e Defesa Civil elaboram plano de prevenção a desastres em comunidades tradicionais
31/03/2023 - 19:27

Com os objetivos de prevenção e aprimoramento de medidas em situação de desastres naturais e outras calamidades, a  Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos humanos, por meio de sua superintendência de Promoção da Igualdade Racial e Povos Originários – SUIRPO, participou, nesta quinta-feira (30) de reunião de alinhamento com equipe técnica da Secretaria de Estado da Defesa Civil.

A parceria atuará na construção do Plano Estadual de Defesa Civil e fortalecimento das comunidades tradicionais (quilombolas, indígenas, ribeirinhas, ciganas, povos de terreiros) na escuta qualificada em medidas de prevenção e contra riscos dos efeitos socionaturais.

plano das comunidades tradicionais

A superintendente de Promoção da Igualdade Racial e Povos Originários, Assunção Aguiar, destaca a importância do Plano: “A gente entende que elaboração desse plano vai superar os problemas que comunidades sofrem, sobretudo nesse período de chuva, período em que acontecem alguns desastres naturais e, às vezes, a gente não tem referência de aonde procurar solucionar o problema”, diz ela.

Assunção Aguiar aponta a participação dos povos tradicionais em núcleos e conselhos da Defesa Civil para aprimoramento em ferramentas tecnológicas e sociais como um dos pontos principais para achar soluções efetivas, já que será possível conhecer quais são e onde estão os maiores problemas, as maiores fragilidade e as comunidades atingidas ou que podem vir a sofrer esse tipo de situação.

A superintendente avalia a reunião como bastante positiva: “A gente percebe que equipe da Defesa Civil um compromisso fantástico em torno dessa questão, então, a nós, enquanto superintendência de Promoção de Igualdade Racial e Povos Originário, nos resta nos juntarmos e fazermos esse diagnóstico para e garantir que possamos ter informações fidedignas para podermos trabalhar e fazer com que o nosso público tenha o melhor atendimento divulgando esta parceria importante junto a Defesa Civil”, conclui Assunção.

plano das comunidades tradicionais