Gabinete de Crise visita Campo Largo e monitora chuvas
12/04/2023 - 14:51

O Gabinete de Crise do Governo do Piauí fez uma visita técnica na manhã desta quarta-feira, 12, ao município de Campo Largo do Piauí. O secretário de Governo, Marcelo Nolleto; a secretária de Defesa Civil, Norma Sueli; e a superintendente de Assistência Social, da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos-Sasc, Janaína Mapurunga, foram à cidade verificar as consequências das fortes chuvas e prestar acolhimento às famílias.

gab de crise

A equipe do Governo foi recebida pelo prefeito de Campo Largo, Jairo Leitão. Foram feitas visitas a dois pontos de estradas que estão interrompidos e que dão acesso à Associação de Produtores do Projeto Lagoa do Campo Largo e a três comunidades quilombolas Vila Carolina, São Francisco e São Bernardo.

gab de crise

Na Associações de Produtores do Projeto Lagoa de Campo Largo, de acordo com o prefeito, 40 famílias que produzem milho e feijão estão ilhadas e perderam toda a produção. O acesso à comunidade se dá apenas por canoa. "Esse é um grande projeto do Governo aqui em nosso município. Tivemos também perdas estimadas em 20 toneladas de peixes, com oito tanques comprometidos", relatou.

gab de crise

Não há nenhuma família desabrigada em Campo Largo, mas existem mais de 300 famílias ilhadas e prejuízos na agricultura e piscicultura. "Estamos aqui garantindo a presença do Estado no atendimento às necessidades mais urgentes da população e vendo de perto a situação", declarou o secretário, Marcelo Nolleto.

A visita é uma iniciativa do Gabinete de Crise, que através das Secretarias de Governo, Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos e Defesa Civil faz um monitoramento dos municípios atingidos pelas chuvas no Piauí. Sete municípios já decretaram estado de emergência: Batalha, Campo Largo, Domingos Mourão, Barras, Piripiri e Luzilândia.

gab de crise

Todos os municípios já receberam doações de cestas básicas e visitas técnicas das equipes do Governo. Será feito um decreto estadual de emergência para se buscar o reconhecimento federal que viabilizará a solicitação de recursos federais para reparação dos prejuízos e atendimento às famílias. Indira Bezerra, gerente de Projetos Especiais da Defesa Civil, e a engenheira Joyce Medeiros também acompanharam a visita.

Crédito: ASCOM/SEGOV