Sasc discute Trabalho Escravo no Piauí
20/04/2023 - 15:41

Com objetivo de discutir e alinhar ações para combater o trabalho escravo, a Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos –Sasc, por meio da Superintendência de Igualdade Racial e Povos Originários –Suirpo, participou, nesta quinta-feira, de reunião do Fórum de Combate ao Trabalho Escravo. O evento aconteceu no auditório da Procuradoria Regional do Trabalho do Piauí.

forum trabalho escravo

Sasc, em parceria com os órgãos do Fórum, articula políticas públicas e identifica trabalhadores resgatados em condições análogas à escravidão para Busca Ativa em Programas Sociais a estes trabalhadores e no acompanhamento a seus familiares em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Na oportunidade foi trabalhado o tema Trabalho Escravo Contemporâneo e Elementos caracterizadores sobre pautas atuais na identificação jurídica, existência e visibilidade do trabalho escravo, demais formas de atualização legal do trabalho escravo no Brasil.

A diretora de Apoio a Pessoas Resgatadas, da Superintendência de Igualdade Racial e Povos Originários –Suirpo, da SASC-PI, Ana Cristina Martins Barbosa, afirma que a reunião foi bastante produtiva, já como encaminhamentos de políticas públicas na ação estadual, como pesquisa sobre a reincidência dos casos no Estado do Piauí, das razões de aspecto financeiro, apoio aos resgatados, inserção de organismos municipais no Fórum, como representantes da Associação Piauiense de Municípios.

Ana Cristina também destaca que, a partir da próxima semana, terá início a realização de ações móveis com audiências públicas nos municípios com maior incidência de aliciamento e trabalho escravo no Piauí. “Estaremos nos dias 25 e 26/04 (terça-feira e quarta-feira) próximos, nos municípios de Barras e União, respectivamente, em diálogo institucional na escuta da realidade do trabalho escravo com prefeituras e organização da sociedade civil”, diz a diretora.

forum trabalho escravo

O Fórum também realizará reuniões extraordinárias para monitoramento e fiscalização nas ações do Plano e efetividade nas políticas públicas integradas aos trabalhadores resgatados, compromisso institucional no combate ao trabalho escravo. A próxima reunião acontecerá no dia 10/05, já com indicativos ao Plano Estadual.