INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
SECRETARIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL TRABALHO E DIREITOS HUMANOS
Povos Indígenas farão marcha a Brasília
24/04/2023 - 15:33  
  
Twitter 
Google+ 

Representantes de Povos Indígenas do Piauí marcharão ao 19° Acampamento Terra Livre, em Brasília-DF, entre os dias 24 e 28 de abril. Cerca de 48 Indígenas de 05 (cinco) etnias do Piauí (Gueguês do Sangue, Akroá Gamella, Tabajara, Kariri) e os refugiados Indígenas venezuelanos Waraos, residentes em abrigos estaduais pelo Governo do Estado no Piauí, se dirigirão à Capital Federal. O acampamento deste ano tem como tema a "Demarcação de Terras, Futuro e Democracia ".

Foto_24042023_030414

Segundo a Diretoria dos Povos Originários, da Superintendência de Promoção da Igualdade Racial e Povos Originários da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos- SASC-PI, o evento será inédito, com uma gestão nacional comanda por uma líder Indígena. "Pela primeira vez teremos um olhar direto sobre as reivindicações Indígenas com o Ministério dos Povos Indígena,s que conhece a realidade do nosso povo", declara o Diretor Cacique Henrique, da SASC-PI, da comunidade Tabajara, de Lagoa de São Francisco.

Na ocasião, será entregue um documento unificado sobre a realidade indígena com proposições de políticas públicas. "Estamos com expectativas positivas de que haja avanços na demarcação territorial pela Funai", afirma a coordenadora dos povos Originários da SASC-PI, Cacica Delzenir Pereira, da comunidade Gueguês do Sangue, de Uruçuí-PI.

Uma das principais demandas é a demarcação territorial. Os estados do Piauí e Rio Grande do Norte foram os últimos estados nordestinos a terem territórios demarcados.

O Piauí tem apenas 03 (três) territórios demarcados em âmbito estadual pelo Instituto de Terras do Piauí- INTERPI e nenhum pela Fundação dos Povos Indígenas-FUNAI: Território Serra Grande dos Cariri em Queimada Nova; Território Tabajara de Piripiri; Território de Nazaré Tabajara Tapuio de Lagoa de São Francisco.

Ainda na programação do evento estão previstos marchas e atos em frente ao Congresso Nacional, no Enfrentamento  de Projetos de Leis Anti- Indígenas, Plenárias sobre Campanhas Indígenas, sobre Mulheres Indígenas, Saúde e Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas; Lançamento de livro sobre os 30 anos de APOINME; Relatórios de Impactos de Produção de Commodities Agricolas; Plenárias sobre Tecnologia e Comunicação na Descolonização, Denúncia e Luta; Povos Indígenas em Isolamento Voluntário; Marco Temporal e Retrocesso nos Direitos Indígenas; Marcha sobre a Defesa da Democracia e Plenária sobre a Juventude na Luta pelo Fortalecimento Identitário.

 

Secretaria da Assistência Social Trabalho e Direitos Humanos
Rua Acre, 340 - Cabral – Teresina- PI- CEP 64.014-042
© 2023. Todos os direitos reservados.