INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
SECRETARIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL TRABALHO E DIREITOS HUMANOS
Qualifica Piauí muda a vida de formandos no Santa Maria da Codipi
28/04/2023 - 13:36  
  
Twitter 
Google+ 

Eles participaram do curso de refrigeração residencial e já estão empreendendo

A diretora de qualificação profissional, Heline Santos e a Gerente de Qualificação Profissional, Sara Carvalho, da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), estiveram, nesta quinta-feira (27), no Santa Maria da Codipi para conversar com os formandos do curso de refrigeração residencial oferecido na região pelo Programa Qualifica Piauí, por meio por meio da Superintendência do Trabalho Renda e Inclusão Social. Os egressos receberão agora orientações sobre crédito e elaboração de planos de negócios.

santa maria da codipe

O curso, com duração de um mês, contou com aulas práticas e teóricas, garantindo aos formandos experiências na área e possibilitando tanto a busca para uma vaga em empresas quanto o empreendedorismo individual. 

Heline Santos, diretora de qualificação profissional da Sasc destaca que o curso foi escolhido levando em conta uma grande demanda do mercado de trabalho em todo o Piauí: “Estamos na região da grande Santa Maria da Codipi, onde o Qualifica Piauí esteve presente com a oferta do curso de refrigeração residencial, oportunizando uma qualificação que o mercado absorve de forma rápida e agora, os egressos que desejarem, terão informações da Agência de Fomento do Estado para que eles possam buscar uma linha de crédito específica para estarem empreendendo”, explica ela,

santa maria da codipe

Além das informações sobre as linhas de crédito, os egressos também receberão orientações sobre a elaboração de planos de negócio e de como organizar a sua ideia de pequenos e médios empreendimentos e virarem futuros empreendedores.

Flavia Cardoso, uma das egressas, conta que o curso mudou a sua vida: “Esse curso apareceu num momento muito bom pra mim. Eu ficava só em casa, cuidando de criança e agora já penso em algo mais. Eu comecei o curso porque me sentia lesada quando pagava pra esses trabalhos na minha casa, então fiz o curso para entender melhor e hoje já realizo limpeza e pequenos concertos em casa e na casa de familiares”, conta ela.

Para Domingos Raimundo, o curso veio como uma nova oportunidade de renda já que a saúde já não permitia a continuação de seus trabalhos com estofados: “O curso foi ótimo, aprendemos muito e já pusemos em prática o aprendizado fazendo limpeza de arcondicionados na escola Corina Machado e de refrigeradores na associação de moradores”, conta ele.

santa maria da codipe

Antonia Magalhães, presidente da Associação de Mães da Santa Maria da Codipi III, diz que  o curso fez muita diferença para os moradores: “Normalmente os bairros de periferia são esquecidos e muitas pessoas vivem dos programas sociais ou de pequenos bicos, e com este curso de refrigeração a gente pode potencializar esses homens e mulheres, porque muitas mulheres fizeram o curso de refrigeração, e estão trabalhando na área ou empreendendo na área da refrigeração e estão potencializando suas rendas em casa”, conclui.

Secretaria da Assistência Social Trabalho e Direitos Humanos
Rua Acre, 340 - Cabral – Teresina- PI- CEP 64.014-042
© 2023. Todos os direitos reservados.