INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
SECRETARIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL TRABALHO E DIREITOS HUMANOS
Povos indígenas lançam cartilha sobre história das comunidades Tabajara e Tapuio
05/05/2023 - 16:08  
  
Twitter 
Google+ 

A Superintendente da Igualdade Racial e Povos Originários, da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, (Sasc) Assunção Aguiar, participou, na manhã desta sexta-feira (5), do lançamento da Cartilha da comunidade Nazaré, em Lagoa de São Francisco, que aconteceu na Aldeia Tabajara. A cartilha é uma realização da comunidade indígena com o Município e conta a história dos povos indígenas Tabajara e Tapuio.

cartilha

Assunção Aguiar destaca a importância da cartilha e o fato de que o diretor dos povos originários da Sasc, Cacique henrique Manuel, que é da comunidade Nazaré e também faz parte da Sasc. “Fomos prestigiar o evento, compreendendo que esta é uma iniciativa que vale a pena ser levada para outros municípios, para outras comunidades. Ela traz a história de todo o tronco velho da comunidade e, a partir dessa história, vai permitir que as crianças e jovens possam conhecer como a comunidade foi iniciada e qual a importância da história desse povo, dessa comunidade que teve toda uma luta para estar como ela está hoje”, diz a Superintendente.

cartilha

Uma realização pioneira, a primeira cartilha educativa elaborada pelos povos indígenas Tabajara e Tapuio vai servir também de paradidático nas escolas municipais e estaduais. De acordo com a liderança Indígena Tabajara, Cacique Henrique Manoel, este momento marca a retomada da valorização cultural Indígena no Estado do Piauí. "A cartilha é a materialidade escrita que manterá viva nossas tradições, memórias, história e oralidade do nosso povo que iremos deixar às gerações futuras e atuais de nossa existência", afirma o Cacique.

 

cartilha

Secretaria da Assistência Social Trabalho e Direitos Humanos
Rua Acre, 340 - Cabral – Teresina- PI- CEP 64.014-042
© 2023. Todos os direitos reservados.