Piauí reforça combate ao trabalho escravo em todo o estado
10/05/2023 - 14:50

Nesta quarta-feira (10), o Fórum de Combate ao Trabalho Escravo reuniu-se no auditório da Procuradoria-Regional do Trabalho para revisão do Plano Estadual de Prevenção ao Aliciamento e Combate ao Trabalho Escravo.

Na ocasião, os membros fizeram acompanhamento e aditivos nos eixos da Prevenção e de Repressão e Fiscalização. Um deles na criação de Grupos de Trabalhos, operacionalização de demandas e competências aos órgãos na execução do Plano.

A coordenadora de Apoio a Pessoas Resgatadas da Superintendência de Igualdade Racial e dos Povos originários, da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, SASC-PI, Ana Cristina Martins Barbosa, explica a importância da revisão do Plano: “É Importante a revisão do plano estadual para contemplar todos os eixos, pois são neles que podemos trabalhar diretamente na inserção de políticas públicas do Estado aos trabalhadores que migram forçadamente para que possam ter um mínimo de dignidade nas localidades de origem”, diz ela

Ela reforça que a Sasc vem articulando dentro do Fórum o Fluxo Estadual de Atendimento a Pessoas Resgatadas em condições análogas à escravidão, “mas para isso é preciso que haja essa comunicação dos órgãos fiscalizadores aos órgãos públicos com identificação dos trabalhadores resgatados para acompanhamento das políticas sociais”, conclui Ana Cristina.

Além da Sasc, também participaram da reunião representantes Secretaria de Planejamento, , Secretaria de Estado das Relações Sociais -Seres, Secretaria de Educação-Seduc, Secretaria de Agricultura Familiar- SAF, Secretaria de Saúde -Cereste-SESAPI, Coordenadoria da Juventude –Cojuv, INCRA Pastoral do Migrante-SPM, Comissão Pastoral da Terra-CPT-PI, Fetag-PI, Superintendência Regional do Trabalho - SRT/PI, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de União, e Defensoria Pública do Estado - DPE-Pi. A próxima reunião para conclusão dos eixos Políticas Públicas e Ações Interestaduais serão pautas da próxima reunião que ocorrerá em 14 de junho/2023.

forum escravo