INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
SECRETARIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL TRABALHO E DIREITOS HUMANOS
Sasc realiza ações de enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
18/05/2023 - 16:16  
  
Twitter 
Google+ 

A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Sasc, em alusão ao 18 de maio, Dia de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, realizou diversas ações com o objetivo de chamar a atenção para o problema no Piauí. A programação contou com palestras, visitas a instituições de ensino e ainda prestação de serviços.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído em maio de 2000, através da Lei 9.970. A data se tornou sinônimo de mobilização em nome de programas de conscientização e prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes.

Ananias Cruz, Gerente de Proteção Social Especial de Média Complexidade da Sasc, participou do ato de mobilização e manifesto cultural no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Foram realizadas panfletagens e caminhada na avenida Frei Serafim. O ato terminou com um manifesto cultural no Centro Pastoral Paulo VI.

18 de maio

Como parte importante na prevenção desses casos de violência, o Centro Educacional Feminino- CEF, iniciou o Projeto Faça Bonito, com uma palestra com a assistente social Gizelda Jacinto. As adolescentes e professores também realizaram pesquisas e construíram gráficos com o número de casos, além de um recorte histórico, produção de cartazes e folders sobre a temática.

18 de maio

O CEF também realizou uma mobilização nas ruas do bairro Bela Vista, “chamando a atenção da população para que muitos casos deixem de ser invisíveis, pois boa parte dessa violência acontecem no âmbito familiar sendo praticada por parentes ou pessoas próximas da família”, destaca a coordenadora do CEF, Roselândia Freitas.

As atividades do CEF seguem até a segunda-feira: “Concluiremos o projeto assistindo a um filme Believe Me, que retrata a história de uma garota que foi abusada por pessoas da família”, completa a coordenadora do CEF.

Foto_18052023_040547

No Centro Educacional Masculino, CEM, as aulas foram voltadas para o tema de 18 de maio.  Foram realizadas várias oficinas temáticas e roda de conversa, enfocando o Dia Nacional de Combate ao abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, todas as atividades foram organizadas e  monitoradas pela equipe técnica e professores do Centro.

18 de maio

No Centro de Internação Provisória, o CEIP, o tema foi trabalhado através de palestras: “Iniciamos nossa manhã no CEIP com a palestra Faça Bonito. Na oportunidade a psicóloga Samara Barros apresentou o projeto explanando a diferença entre abuso e exploração sexual, conscientizando os adolescentes sobre a temática e, após a palestra, os adolescentes fizeram atividades voltadas ao tema”, conta a coordenadora pedagógica do CEIP, Ruth Beatriz.

18 de maio
Foto_18052023_040505


Secretaria da Assistência Social Trabalho e Direitos Humanos
Rua Acre, 340 - Cabral – Teresina- PI- CEP 64.014-042
© 2023. Todos os direitos reservados.