Sasc assina termos de cooperação para qualificação dos socieducandos
19/05/2023 - 15:01

O projeto Novos Horizontes contará com a parceria da Sasc, IFPI, TJ-PI e SEMCASPI

A secretária da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Regina Sousa, assinou Acordo de Cooperação Técnica celebrado com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), o Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), a Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania (SASC) e Secretaria Municipal de Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI). A solenidade aconteceu na sede do TJ-PI na quinta-feira (18).

Novos Horizontes

A parceria tem por objetivo o desenvolvimento do Projeto Novos Horizontes, voltado à adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas no município de Teresina-PI, por meio da realização de cursos e ações de formação profissional e cidadã, visando ao seu desenvolvimento profissional e inclusão socioprodutiva desses adolescentes, contribuindo com o seu processo de ressocialização.

Nesta primeira etapa da parceria, 20 adolescentes participarão de curso de operação de microcomputadores e serão orientados para o mercado de trabalho.

Novos Horizontes

De acordo com a superintendente de Direitos Humanos da Sasc, Sônia Terra, o projeto, intitulado Novos Horizontes, busca a socioqualificação dos socioeducandos, que são os adolescente em medidas educativas: “O projeto vai para além de qualificar na parte da informática, empreendedorismo, com noções de ética e direitos humanos e outras questões que vão permitir a eles uma maior qualificação e uma melhor reintegração ao meio social na sua saída dessas medidas socioeducativas”, diz Sônia Terra.

A Sasc é o órgão executor das medidas socioeducativas privativas de liberdade no âmbito do Estado do Piauí, incluindo o Programa de Semiliberdade (internação com direito a atividades externas), com a responsabilidade de planejar, executar e monitorar a política de Atendimento Socioeducativo, conforme as orientações do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE.

Foto_19052023_030513