Prefeitos assinam pacto pelas crianças do Piauí
11/07/2023 - 16:10

Assinatura do Pacto pelas crianças do Piauí na APPM

A Secretária da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), Regina Sousa, participou, na manhã desta terça-feira (10) da solenidade de apresentação e assinatura do Termo de Adesão do Pacto pela Educação e das Ações do Pacto pelas Crianças do Estado do Piauí, realizada no auditório da Associação Piauiense de Municípios - APPM.

appm

O pacto pelas crianças do Piauí envolve ações que funcionarão em parceria com as prefeituras e as Secretarias da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, de Educação e Saúde.

Uma das ações da Sasc, que é responsável pelas políticas públicas para crianças e adolescentes, será a realização de Seminários Descentralizados da Primeira Infância no SUAS - Elaboração do Plano Estadual da Primeira Infância nos territórios de Serra da Capivara, Entre Rios e Planície Litorânea, Chapadas das Mangabeiras; Vale do Rio Guaribas e Chapada Vale do Rio Itaim; Vale do Canindé e Vale do Sambito; Tabuleiros do Alto Parnaíba e Vale dos Rios Piauí e Itaueira. O primeiro já realizado em Campo Maior, abrangendo os territórios de Cocais e Carnaubais.

appm

O pacto garante ainda a reforma e ampliação do Lar da Criança Maria João de Deus, que já esta em andamento, o aumento de bolsas para as famílias acolhedoras, além da regionalização do Serviço de Acolhimento Familiar e lançamento do Edital de Boas Práticas Para Iniciativas do Criança Feliz, com previsão para ser lançado em agosto.

appm

Em sua fala, Regina Sousa destacou a importância da parceria de Estado e Municípios para garantir uma atenção à criança e cumprimento de seus direitos desde o pré-natal até suas atividades escolares. Ela chamou ainda a atenção para a necessidade da regionalização do serviço de acolhimento familiar e apoio às famílias acolhedoras: “A criança chega a Teresina e é colocada em um abrigo onde ela não conhece ninguém. Nós temos que deixar as crianças lá no município. O Estado tem que ajudar, o município tem que agudar para ela ficar lá. Ela saiu de casa por algum motivo, mas ela tem avós, tios e tem a escola dela, onde ela conhece e tem os amiguinhos dela”, lembra a secretária.