Situação de trabalhadores domésticos é discutido em seminário em Teresina
20/07/2023 - 17:08

Evento segue até o dia 21 de julho

Técnicos da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos- SASC, participaram do Seminário das/os Trabalhadoras/es Domésticas/os, realizado nesta quinta-feira (20), no Hotel Oyo Real Palace, em Teresina-PI.

domesticas

O Seminário contou com representantes Pernambuco, Bahia, Maranhão e Paraíba. regional do Nordeste (PE, BA, MA, SE e PB). O Piauí é o 1° estado a sediar uma regional do Seminário no Nordeste e o segundo Estado a sediar o evento, o 1° ocorreu em Pelotas no RS.

A presidenta da Federação Nacional das/os Trabalhadoras/res Domésticas/os - Fenatrad, Luiza Batista, enfatizou “a importância da intervenção do Estado para  que os direitos da categoria sejam respeitados”, frisou ela.

A coordenadora de Apoio a pessoas Resgatadas da Superintendência de Igualdade Racial e Povos Originários da SASC-PI, Ana Cristina Martins Barbosa, avalia que o seminário é momento de construção de ”uma importante agenda política para trabalhadoras/es domésticas/os, na qual diversas contribuições no arcabouço legislativo precisam se adequar a esta categoria, seja em jornadas parciais, como diarista, seja como efetivas e com funções definidas para categoria avançar”, diz ela.

domesticas

Ana Cristina reforça que “o desafio é alertar aos trabalhadores domésticos a importância de buscarem seus direitos para a própria segurança previdenciária e lutar contra a discriminação, assédio, racismo e combate ao trabalho escravo”, explica a coordenadora

A solenidade de abertura do Seminário aconteceu no dia 19 de julho e o evento se estenderá até o 21/07. A programação inclui palestra sobre a realidade da categoria após os 10 anos da PEC 072/2013,  no Brasil que oficializa direitos trabalhistas, rodas de conversa,  assuntos jurídicos, além de oficinas para avanços na luta da categoria.

Outra presença confirma  é da  Auditora do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho do Piau, Paula Mazullo, que abordará as condições análogas às condições a  que são submetidos  trabalhadores domésticos.