Encontro para discutir Segurança Alimentar no estado acontece em Agosto
06/08/2023 - 20:14

Secretária da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos,  Regina Sousa, recebeu, na sexta-feira, em seu gabinete, as representantes do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEA-PI. Participaram da reunião, a Superintendente de Gestão e Planejamento da Sasc, Gisele Araújo,  a presidente do Conselho, Norma Suely, a representante da sociedade civil, Denise Morra, do Centro Santa Cabine, a diretora de Segurança Alimentar da Sasc e secretária do Conselho, Edna Guedes, e a técnica Claudiane Batista.

consea
Durante a reunião foram abordos tema como a retomada das ações do CONSEA-PI, a realização das conferências municipais de Segurança Alimentar e Nutricional/SAN,  ainda no mês de agosto, e a participação do Piauí na Conferência Nacional de SAN, que acontecerá em outubro deste ano.

Na oportunidade, a secretária Regina Souza falou ainda dos atuais projetos que estão em fase final para a chamada pública, como o dos restaurantes populares, das cozinhas solidárias e do projeto de cozinha prática.

O SISAN

O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional é uma estrutura organizativa, definida pelo Governo Federal, em lei, com a estratégia mais adequada para se garantir políticas que favoreçam a segurança alimentar e nutricional. Essa instância deve acontecer em todos os estados e também todos os municípios.

A presidente do Consea-PI, Norma Suely, falou da importância de conselho e secretaria estarem alinhados. “A gente precisa dialogar com a secretária da Sasc, ela como órgão responsável pela política de SAN no Estado, que é uma responsabilidade prevista em lei, e garante a Sasc a responsabilidade de articular outros órgãos, e outras políticas a favor da realização do direito humano a alimentação e adequada. Então estamos aqui para ouvir na secretária o compromisso com essa causa. Nós estamos no 3º lugar no país em que a situação de insegurança alimentar, então não podemos fechar os olhos do estado”, diz a presidente.

Norma Suely diz ainda que, entre as demandas do conselho, se prioriza a realização de um grande encontro  para articulação com os gestores municipais de assistência social e também da agricultura familiar com representação da sociedade civil. “Um grande encontro para tratar do Cisan, para sensibilizar essas pessoas sobre o Cisan, porque já não se discute o Cisan, já não se fala no Cisan no Piauí há muitos anos” enfatiza Norma.

consea
A diretora de Segurança Alimentar da Sasc, Edna Guedes considerou a reunião bastante positiva. “As dificuldades financeiras para a realização das conferências é uma realidade nacional. No entanto, as conferências irão ocorrer com os recursos solicitados ao Governo do Estado e Federal. Ficou acordado que a SASC  irá apoiar o encontro. Representantes municipais, de entidades civis e do governo serão convocados para um encontro em Teresina, dia 31 de agosto, quando serão discutias as propostas de fortalecimento dos conselhos municipais e realização das conferências”.

Projetos de Segurança Alimentar e Nutricional

Outra pauta importante discutida na reunião foi a implementação e desenvolvimento das políticas de segurança alimentar. Na oportunidade, a secretária Regina Souza falou dos demais projetos que estão em fase final para a chamada pública, como os restaurantes populares que serão implantados no nosso estado, das cozinhas solidárias e do projeto de Cozinhas Práticas.

consea
“O projeto Cozinha Prática tem por finalidade levar a educação alimentar e nutricional, como também a gastronomia, em forma de oficinas, para as ONGs atendidas pela SASC. As doações vindas dos bancos de alimento terão um melhor aproveitamento pelas famílias. Seu propósito é combater a fome. E tem como objetivo geral promover a segurança alimentar e nutricional, contribuindo para a inclusão socioeconômica dessa família”, explica Edna Guedes.

Outro tema abordado foi a  implementação do projeto Cozinhas Solidárias, que visa  através de parcerias com seis entidades da sociedade civil, sem  um fim lucrativo, assegurar, de segunda a sexta-feira, de forma gratuita, o fortalecimento de 200 a 300 refeições por dia em cada entidade. “Assim como os restaurantes populares, essa iniciativa visa atender as pessoas em situação de insegurança alimentar grave. O melhor é que também serão ofertadas oficinas com o objetivo de despertar a geração de renda”, complementa a diretora de Segurança Alimentar da Sasc.