Sasc realiza I Seminário Descentralizado Procad-Suas/ Busca Ativa
26/09/2023 - 16:01

A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Sasc, realizou, nesta terça-feira (26), no Campus do Instituto Federal de Oeiras, o I Seminário Descentralizado Procad-Suas/ Busca Ativa. O evento contou com a participação de cerca de 140 pessoas dos municípios dos Territórios Vale do Canindé e Vale do Sambito.

SEminario Oeiras

O Seminário do PROCAD é voltado para gestores municipais, técnicos das secretarias de Assistência e Trabalhadores do Cadastro Único. E tem como objetivos atualizar conhecimentos e fortalecer as ações da Política de Transferência de Renda no Piauí, através da qualificação dos atores, retomar ações do PROCAD-SUAS e as atribuições dos entes municipais, além de alinhar conceitos-chaves sobre Cadastro Único, Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos (GPTE) e Busca Ativa.

SEminario Oeiras

A Gerente de Transferência de Renda da Sasc, Katiane Gualberto de Sousa, explica que os municípios receberam o recurso PROCAD-SUAS para a qualificação do Cadastro Único e inclusão no cadastro único dos Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos, como quilombolas, pessoas em situação de rua, indígenas dentre outros: “Os municípios necessitam do apoio da equipe estadual para melhor utilização do recurso e como realizar a busca ativa doa Grupos prioritários. Estamos iniciando os Seminários na intenção de apoiar as gestões municipais”, diz ela.

SEminario Oeiras

Além de Katiane, também participaram do evento o Coordenador do Cadastro Único da Sasc, Jaelton Cardoso e a Coordenadora do Programa Bolsa Família, Fernanda Soares. “Estamos abordando sobre o PROCAD-SUAS e também levando informações sobre o Cadastro Único e o Programa Bolsa Família. Realizaremos seis seminários. Esse ano faremos dois e, no ano que vem, os restantes, atendendo assim a todos os Territórios”, completa Katiane.