Sasc cria sala de Apoio técnico aos municípios
17/10/2023 - 10:47

Com o objetivo de aprimorar e fortalecer o apoio técnico aos municípios, a Secretaria da Assistência Social e Direitos Humanos (Sasc) disponibiliza, a partir do mês de outubro, a sala de apoio técnico aos municípios.

A sala, localizada no primeiro andar do prédio sede da secretaria, conta uma estrutura adequada para receber os técnicos e gestores municipais e dispõe de uma equipe técnica ligada a superintendência da Assistência Social para tirar as principais dúvidas e prestar orientações sobre as ações da Sasc, em especial, sobre o Sistema Único da Assistência Social, o SUAS.

Diretor da Unidade de Gestão do Suas, Solimar Oliveira Lima, explica que a sala faz parte de um processo e reorganização do apoio técnico aos municípios prestado pela superintendência que se desenvolve a partir de várias frentes.

sala

Além do contato direto ou monitoramento in locu, por meio do qual os gestores e técnicos do município podem tirar dúvidas com técnicos da Sasc e potencializar os encaminhamentos, a gerencia do Suas está implementando um processo de trabalho explorando as novas possibilidades tecnológicas que são as reuniões online para tratar de assuntos importantes, relevantes e emergentes no cotidiano de trabalho das gestões municipais. “Nós ja realizamos um webinário tratando das grandes questões gerais da política de assistência social, iniciamos também o que nós estamos chamando de reuniões técnicas temáticas, em regra tratando de assuntos muito específicos, com o tempo maior de realização para que os municípios coloque as dúvidas e recebam todas as orientações para solucionar as questões”, diz Solimar.

O Diretor destaca ainda que a criação da sala de apoio tecnico será de extrema importância para fomentar o apoio técnico aos municípios: “Criamos um serviço extremamente importante que nós estamos denominando de sala de apoio técnico aos municípios, e, para isso, montamos uma equipe técnica preparada e com condomínio sobre a política de assistência social para receber gestores, técnicos e mesmo usuários da política de assistência para conversas e, nessas conversas, que gestores e técnicos tragam as demandas para que a secretaria de assistir social e, mais precisamente, a gestão dos Suas, possa apoiar essa gestão  municipal na solução dos problemas”, evidencia o diretor

sala

Ainda segundo Solimar, o apoio prestado na sala pretende ir além das demandas da Superintendência de Assistência Social: “É, de fato, um local disponível para os gestores que trabalham com a secretaria, para que possam trazer as demandas. É uma espécie de porta de entrada, de dialogo, dos municípios com a Sasc. O que for relativo, pertinente a soluções na superintendência de Assistência Social, a gente já resolve aqui logo na sala, o que for de uma outra superintendência, de uma outra unidade, nós faremos o devido encaminhamento”, completa o diretor do Suas.