Plano de Saúde do Povo Indígena é discutido em Seminário
06/11/2023 - 11:53

Realizado, nesta segunda-feira (6), o Seminário para discutir a saúde dos povos indígenas do Piauí. Segundo a Funai, o estado do Piauí é último a elaborar o seu plano.

Foto_06112023_111114Dados do IBGE mostram que o Piauí possui a maior certificação de identificação dos povos indígenas autodeclarados, com mais de 7 mil indígenas.

A programação foi iniciada com uma roda de saudação tradicional e apresentação do Panorama Estadual dos Povos Originários no Estado.  O evento, realizado no auditório da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde, contou com a participação de gestores da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), Secretaria de Saúde (Sesapi), Secretaria de Saúde Indígena, do Ministério da Saúde (Sesai), Fundação Nacional de Povos Indigenas (Funai), além de lideranças indígenas do Piauí e outros estados.

Foto_06112023_111114

O diretor dos Povos Originários da SASC-PI, Cacique Henrique Manoel explica que o Piauí foi um dos últimos estados do país a reconhecer a existência dos povos indígenas: “Com o seminário vamos iniciar os trabalhos de implantação da saúde indígena no estado do Piauí, com a parceria da Sasc, Sesapi e Sesai. O evento é muito importante porque vamos dar início aos encaminhamentos para a implantação da nossa saúde indígena no Piauí, em busca de parcerias com os municípios”, diz ele.

No seminário foi discutida a Implantações de Políticas Especializadas e de Atenção às Condições Básicas e Socioculturais dos Povos Originários do PI. Segundo o cacique, o plano, há muito almejado pela população indígena, deve ser implantado no início do ano que vem.

Foto_06112023_111114

Foram trabalhados assuntos como a importância da Medicina Tradicional, experiências e usos de plantas medicinais no avanço das epidemiologias na humanidade, explanação sobre as Políticas Nacionais de Saúde às Populações Indígenas com a pretensão de se concretizar um Plano de Trabalho junto às prefeituras municipais e aos gestores de saúde com a implantação de organismos especializados para os povos originários do Piauí, com a visão dos saberes ancestrais para a Fitoterapia e para a Medicina Ocidental.