Sasc realiza várias ações em prol da pessoa idosa
26/12/2023 - 11:25

Parcerias com instituições para levar bem-estar aos idosos
A superintendente de Promoção de Direitos da Pessoa Idosa, Gilvana Gayoso, realizou um balanço de sua gestão no ano de 2023 e o saldo positivo. Foram muitas ações realizadas  nos 12 meses, como a atualização do Plano Estadual de Enfrentamento à Violência da Pessoa Idosa, o Projeto 60+ e o Diagnóstico da Rede de Atendimento da Pessoa Idosa e outras ações mais.

De acordo com Gilvana Gayoso, o diagnóstico da Rede de Atendimento à pessoa idosa realizado nos municípios tem por finalidade o conhecimento da estrutura e construção de propostas de políticas estaduais. “Foi enviado um instrumental de pesquisa para os 224 municípios do Piauí e até o momento 90 cidades já responderam. Estamos buscando conhecer a rede de atendimento da pessoa idosa em todo o Estado”, explica ela.

Segundo o balanço, foram realizadas oficinas de capacitação a fim de orientar e sensibilizar técnicos dos Centros de Referência da Assistência Social, Centros de Referência Especializada da Assistência Social e Gestores para a implantação dos Conselhos Municipais do Direito da Pessoa Idosa nos municípios. Nesse ano, foram visitados os municípios de Pedro II, Lagoa de São Francisco, Angical, Amarante, Nazaré do Piauí, Demerval Lobão, Floriano, Lagoa do Piauí, Barro Duro, Picos, Lagoinha do Piauí, Elesbão Veloso, São Pedro, Agricolândia, Brasileira, Capitão de Campo, Luís Correia, Ilha Grande e Buriti dos Lopes.

Na área de infraestrutura foi realizada a primeira etapa de reforma na Instituição de Longa Permanânencia Institucionalizada  Vila do Ancião. A meta da SASC é reestruturar as instituições de Longa Permanência da Pessoa Idosa com aquisição de equipamentos e ampliação do espaço físico, no caso, o Abrigo São José, em Parnaíba, e a Vila do Ancião, em Teresina. Com essas obras, os maiores beneficiados são os idosos institucionalizados.

Outra novidade da gestão, foi a formação do Grupo de Trabalho –GT intersetorial, que tem por objetivo promover ações intersetoriais com representantes dos Órgãos Governamentais e Não Governamentais voltadas para o combate à violência contra a população idosa e promover ações de saúde e bem-estar para os idosos institucionalizados.

No mês de outubro, aconteceu a posse do GT Intersetorial de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa com representantes de membros dos órgãos: Secretarias da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, da Educação, Planejamento, Inclusão da Pessoa com Deficiência,Segurança, Mulheres e Esportes, PiauiPrev, Sesc,Fetag,Uespi,OAB e Coegemas. O grupo foi formado oficialmente através do Decreto Governamental n° 22416.

Ainda no mês de outubro, a Superintendência da Pessoa Idosa firmou parcerias com organizações da sociedade civil, órgãos públicos e privados, contemplando as ILPIs estaduais.  Os resultados alcançados foram os seguintes: IFPI/THE,f acid/the, Faculdade Ielvasp/Parnaíba, Uninassau Parnaíba, Canil Polícia Militar,Uninovafapi/The,Unifsa/The,Ufdpar/Parnaiba,Santas Casas, Hospitais Filantrópicos  do Brasil  e Hospital Marques Bastos/Parnaíba,Projeto Música Eficiente/the,SEID (Doação de Equipamentos Fisioterapeuticos) Senac Parnaíba, Hospital Vilar Parnaíba, Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Delta do Parnaíba-Laged.

A equipe técnica da SPDPI também elaborou diversos impressos como o Manual dos Direitos da Pessoa Idosa, Manual para a orientação e implantação de Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa, Folder e Card de Combate a Violência contra a Pessoa Idosa. O material foi usado na implantação e implementação dos Conselhos Municipais, sendo distribuído gratuitamente durante as campanhas como por exemplo, no Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa e nos19 municípios visitados.

Em 2023, aconteceu a escolha do colegiado do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, órgão fiscalizador e deliberador da Política Estadual da Pessoa Idosa, vinculado a Sasc, parte integrante desse colegiado. Em relação  ao Fundo Estadual da Pessoa Idosa, ainda em processo de implementação no Piauí, foi alterado o decreto estadual nº 18.565 de 09/10/ 2019, com isso foi criado o CNPJ e posteriormente a conta bancária.  É por meio desse serviço, que se recebe uma parcela do Imposto de Renda devido por pessoas físicas e jurídicas. Os valores são repassados em forma de doação, devidamente declarada.

PROJETO 60+
Outra ação bastante importante realizada foi o lançamento do Projeto 60+, isso só foi possível graças a uma parceria da Sasc com a iniciativa privada. O projeto está sendo executado em quatro bairros de Teresina: Mocambinho, Santa Maria da Codipi, São Pedro e Morada do Sol, com vagas limitadas e totalmente gratuito. O projeto tem por objetivo levar saúde e bem-estar para as pessoas acima de 60 anos que participam efetivamente do projeto.
Projeto 60+ em Teresina

Os idosos são acompanhados por uma equipe multidisciplinar que realiza atividades voltadas à saúde da pessoa da terceira idade. Após o cadastro, os idosos passam por uma avaliação médica, incluindo a realização de exames.

“A gente se sente feliz em ver o brilho nos olhos das pessoas beneficiadas. Nossa proposta é realmente levar qualidade de vida para os idosos de nossa cidade”, conclui Gilvana Gayoso, acrescentando que a expectativa é ampliar o Projeto 60+ em 2024.