Retrospectiva das ações da Superintendência da Assistência Social na Sasc
26/12/2023 - 14:23

Seminário
Reforma e ampliação do Lar da Criança Maria João de Deus, obra em andamento com recursos investidos na ordem de R$6 milhões de reais a obra está sendo realizada pela SEINFRA. O lar da criança é uma unidade de acolhimento institucional da SASC que acolhe crianças na faixa etária de 0 a 12 anos, atualmente atende 45 crianças no Piauí.

Apresentação do Edital de Chamamento Público n. 03/2023, que trata da Regionalização dos serviços de acolhimento na modalidade família acolhedora, neste edital serão contemplados os territórios Entre Rios; Carnaubais; Vale do Rio Canindé. A formalização de parceria com as OSC por meio de Termo de colaboração possibilitará o atendimento em cada território de até 15 crianças ou adolescentes. Totalizando vagas de acolhimento para 45 crianças e adolescentes que poderão ser atendidas em famílias acolhedoras e o mais próximo de sua comunidade. O Valor anual investido  por território R$456.000,00, recursos a serem utilizados para o pagamento das equipes técnicas, para as bolsas das famílias acolhedoras e com custeio para a entidade realizar o acompanhamento das crianças. No total em 2024 serão investidos nos três territórios R$ 1.368.000,00 (um milhão trezentos e sessenta e oito mil reais).

Como forma de sensibilizar gestores, técnicos e representantes da sociedade civil das áreas da Assistência Social, Educação e Saúde e de qualificar as equipes municipais da  Primeira Infância (visitadores e supervisores do programa Criança feliz) foram realizados 05 Seminários Territoriais da Primeira Infância nos municípios de: Campo Maior, São João do Piauí, Corrente, Teresina e Floriano. O sucesso dos Seminários  foi relatado como experiência Exitosa e publicado na Revista Gestão Social (Novembro/2023) do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social.  O artigo “Primeira Infância: o papel da Assistência Social na Construção do Plano Estadual da Primeira Infância a partir de uma perspectiva  Inclusiva e Intersetorial” os seminários foram desenvolvidos no estado do Piauí pela Secretaria Estadual de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos - SASC em parceria com a Coordenação do Pacto pelas Crianças do Piauí objetivando a  elaboração do Plano Estadual da Primeira Infância,

A realização dos 05 (cinco) Seminários Regionais  nos municípios de Campo Maior, São João do Piauí, Teresina, Corrente e Floriano envolveu diretamente 148 Municípios e 1.384 participantes, com vistas a identificação e levantamento de propostas e de ações intersetoriais que deverão consubstanciar o Plano Estadual, propostas essas, capazes de potencializar e efetivar medidas que contribuam para a superação de limites que impactam significativamente, a qualidade e suficiência do cuidado institucional prestado às Crianças na Primeira Infância do Piauí.