Reunião entre Interpi e Sasc busca avanços na regularização fundiária para quebradeiras de coco
08/02/2024 - 09:38

Sasc e Interpi se reúnem com quebradeiras de coco babaçu
Em uma reunião conjunta realizada na quarta-feira, o Instituto de Terras do Piauí (Interpi) e a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) receberam representantes do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu - MIQCB para discutir avanços significativos na regularização fundiária dos territórios destinados a essa comunidade. O encontro teve como destaque a efetiva implementação da Lei do Babaçu Livre, que visa garantir direitos fundamentais às quebradeiras.

Durante a reunião, foram discutidos os desafios e as perspectivas relacionados à implementação da lei, bem como ações efetivas para garantir o acesso à terra e a melhoria das condições de vida das quebradeiras de coco, destacando que o Piauí é pioneiro nesse tipo de ação.

O diretor-geral do Interpi, Rodrigo Cavalcante, destacou a importância desse avanço e reafirmou o compromisso do órgão em colaborar ativamente com a regularização fundiária, promovendo a inclusão social e econômica das quebradeiras de coco. "Estamos empenhados em garantir os direitos dessas trabalhadoras e em promover políticas públicas que assegurem condições dignas de trabalho e moradia", afirmou Cavalcante durante a reunião.

Regina Sousa acrescentou que é importante o governo do estado buscar soluções para garantir o direito das quebradeiras a ter uma área para viver e trabalhar. E lembrou que ao tomar posse como. Governadora do Piauí, em 2022, fez a entrega de títulos de terra às quebradeiras de coco babaçu.

A reunião conjunta entre Interpi e Sasc demonstra o comprometimento do governo do Piauí em promover ações concretas em prol das quebradeiras de coco, buscando soluções para os desafios enfrentados por essa comunidade e consolidando avanços na regularização fundiária do estado.

Ascom/Interpi