Encontro em Parnaíba vai tratar sobre os direitos da Pessoa Idosa
19/03/2024 - 12:51

A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos – SASC,  realiza nesta quinta-feira, 21, o I  Encontro no Território Planície Litorânea  para divulgação dos direitos e enfrentamento a violência contra a pessoa idosa. E tem como objetivo articular Gestores, Técnicos, Conselheiros e Sistema de Garantia de Direitos para realização de uma Política Pública Estadual, intersetorializada, voltada para a garantia de direitos e enfrentamento à violência contra a Pessoa Idosa.

O evento vai acontecer no Buffet Dgranja,na avenida Chagas Rodrigues, 140, no Centro  de Parnaíba, a 337 km de Teresina, e foram convidados representantes de 11 municípios circunvizinhos. Na programação, no turno da manhã, acontecerá a palestra Envelhecimento Populacional, com a professora  Heloísa Marques, da Universidade Federal do Delta do Parnaíba; a gerente da Proteção Social Especial de Alta Complexidade, Luciana Evangelista, da Sasc, vai abordar A  Política da Assistência Social para Pessoa Idosa, enquanto a  diretora de Políticas Públicas Para a Pessoa Idosa, Maria da Cruz Oliveira, vai ministrar a palestra Acolhimento institucional. Já a assistente social Adriana Barros, do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, fala sobre Rede de Atendimento e a também assistente social Fabiana Almeida, da Sasc, trata da  importância dos Conselhos Municipais da Pessoa Idosa. No turno da tarde, o evento segue com mais palestras e o debate “Enfrentamento a violência contra a pessoa idosa”.

Para a superintendente da Pessoa Idosa, Gilvana Gayoso,  o evento será um grande momento de mobilização para novas conquistas de direitos  e combate à violência contra a pessoa idosa. “O evento, traz uma reflexão sobre o cenário atual do envelhecimento da população em nosso País, avanços e fragilidades. O idoso é visto como incapaz e dependente. Precisamos mudar essa realidade,” finaliza a superintendente Gilvana Gayoso.