Acolhidos e socioeducandos da Sasc ganham festa da Páscoa
27/03/2024 - 13:51

Piquenique Pascal do Semiliberdade
Os acolhidos das Instituições de Longa Permanência, as crianças do Lar Maria João de Deus e os socioeducandos das unidades 24h mantidas pela Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos celebraram a Páscoa com festa. Foi um momento de lazer e também de reflexão sobre os ensinamentos de Jesus Cristo, que ressuscitou para nos libertar.

No Abrigo São José, em Parnaíba, e na Vila do Ancião, em Teresina, foram realizadas celebrações. Na Vila do Ancião, os idosos participaram de uma missa celebrada pelo padre Raimundo Miranda, da Paróquia Nossa Senhora das Candeias, corte do bolo dos aniversariantes do mês, música e um delicioso almoço. Tudo para proporcionar uma Páscoa feliz para as pessoas idosas acolhidas na instituição. “Eu agradeço a Deus por esse momento”, disse dona Marlene Maria, que também ajudou na hora dos cânticos.

Para superintendente da Pessoa Idosa Gilvana Gayoso, participar de ações sociais como esta, é contribuir para mudar um pouco a rotina dos idosos. “Só queremos desejar uma Feliz Páscoa e muitos sorrisos para os idosos e colaboradores da Vila do Ancião”, disse ela, destacando o importante papel dos cuidadores, que receberam uma homenagem, assim como os aniversariantes do mês. Também teve celebração de Páscoa no Abrigo São José, em Parnaíba.

No Lar da Criança, em Teresina, a celebração teve apresentação teatral e musical e distribuição de ovos de chocolate para as crianças que estão sob a guarda do Estado. “ A celebração é uma forma da gente comemorar a chegada de Jesus Cristo e uma forma de trazer esperança para cada uma das crianças acolhidas na instituição”, comentou a coordenadora, Emanuelle Marreiros.
Festa de Páscoa no Lar da Criança

No Centro Educacional Masculino, em Teresina, teve encenação da Paixão de Cristo pelo grupo de Teatro do Monte Castelo. Os adolescentes do Programa Semiliberdade tiveram um piquenique pascal no Parque da Cidadania, em Teresina.
Encenação da Paixão de Cristo no CEM

A secretária da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Regina Sousa informou que a Sasc aproveita todas as datas para orientar aos adolescentes sobre o sentindo de cada data festiva. “ A Páscoa tem um sentido muito forte, que é o nascimento e morte de Jesus Cristo, que foi o nosso grande Mestre nesse mundo. Quem não acredita pela religião, não pode negar a história.”

Regina Sousa destacou que a Páscoa é uma passagem e que se deve informar aos adolescentes que eles estão privados de liberdade, mas é um momento, é uma passagem, e logo eles vão passar para outro patamar. “ Se eles quiserem, vai ser bem melhor do que eles estão hoje.”

A diretora de Atendimento Socioeducativo, Cícera Andrade, disse que a celebração da Páscoa nos Centros Educacionais é um momento de profunda reflexão sobre o nosso comportamento, a nossa vida. “ É um momento de perdão. Um momento de aumentarmos a nossa fé em Cristo, de pensarmos no próximo, no sofrimento de Jesus Cristo, na sua crucificação, mas também na ressurreição de Cristo,” comentou a diretora.