Sasc promove o curso de formação em segurança socioeducativa para agentes
09/04/2024 - 12:09

Curso de Formação em Segurança Preventiva para agentes
Teve início nesta terça-feira (9) e prosseguem até sexta-feira (12)  deste mês o curso de Formação em Segurança Socioeducativa. O evento é promovido pela Sasc, Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos e as aulas serão ministradas por agentes do Sistema Socieducativo do Maranhão.

Segundo a secretária de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Regina Sousa, é essencial que esses profissionais participem desta capacitação, pois é mais completa e para desenvolver o trabalho e enfrentar as situações que podem ocorrer.“ Os agentes terão simulações de problemas que eles poderão enfrentar, como por exemplo, aquele fato ocorrido na última sexta-feira da Paixão. Durante a capacitação serão preparados para reagir a eventuais questões de crise e conforme o estatuto da Criança e do Adolescente”, explicou a secretária.

A secretária declarou ainda que um dos principais motivos deste curso de capacitação é prevenir quaisquer fato durante o trabalho dos mesmos sem que haja nenhum dano aos adolescentes. “ A meta é saber como agir sem ferir o estatuto, porque lá não podem entrar. Porém, eles têm que ter como se defender também, porque também podem ser vítimas em algum momento. Então, é saber  se defender e saber agir com os meninos da forma da lei, “ complementou Regina Sousa.
De acordo com a diretora de Atendimento Socioeducativo, Cícera Andrade, o curso tem o objetivo de capacitar os profissionais em segurança protetiva, preventiva e interventiva. “É voltado para os agentes socioeducativos de internação e semiliberdade”.

Ainda de acordo com a diretora serão duas turmas composta por 30 agentes socioeducativos cada: Turma A, nos dias 09 e 10 de Abril e a Turma B, nos dias 11 e 12 deste mês.  Contará com aulas teóricas e práticas aos agentes socioeducativos. ” Irá abranger o estudo da Legislação, bem como as práticas oferecendo treinamento dos métodos e técnicas adequadas ao contexto da socioeducação”, enfatizou Cícera Andrade.

O curso é uma parceria da FUNAC (Fundação da Criança e do Adolescente do Estado do Maranhão). As aulas serão ministradas pelo Coordenador Geral de Segurança e da Grande Ilha Socioeducativa, Alexandro Farias e do Coordenador Geral Regional de Segurança Socioeducativa, Stelius Sondré Pontes.
Um dos ministrantes da capacitação, Alexandro Farias, destacou a importância do evento, pois possibilitam que sejam realizadas medidas de prevenção em segurança, bem como simulações envolvendo situações de conflitos. “ Ao longo desses dias iremos ensinar aos agentes como utilizar algumas técnicas de segurança e defesa preventiva, todos os servidores são responsáveis pela segurança. Por isso é necessário intensificar as ações preventivas e de controle aos materiais”, afirmou o ministrante.

Para um dos participantes da capacitação, Thiago Nunes Oliveira, a expectativa é que sejam adquiridos novas técnicas de defesa e melhor maneira de convivência com os adolescentes. “ Já que os ministrantes são de outro estado, esperamos aprender com a experiência deles novas técnicas de segurança”, revelou o agente.
Antes do curso, os agentes socioeducativos do Maranhão visitaram a sede da Sasc,no Bairro Cabral, conversaram com a secretária Regina Sousa e equipe da Superintendência de Direitos Humanos. E estiveram no Centro Educacional Masculino para conhecer o local e ver como é o trabalho dos agentes socioeducativos.