CEM promove Semana Pedagógica
04/02/2013 - 12:18

Ano letivo no CEM inicia dia 14 de fevereiro

A Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc), por meio da Unidade de Atendimento Sócioeducativo (DUASE), promove no período de 4 a 6 de fevereiro, no Centro Educacional Masculino (CEM), a Semana Pedagógica.
A Semana Pedagógica é o momento em que os educadores do CEM fazem uma avaliação do ano letivo 2012 ,e também, a apresentação do calendário de atividades previsto para 2013, onde além do conteúdo programático de disciplinas inerentes ao ensino fundamental e médio, são abordados atividades como os Momentos reflexivos, que são avaliações psicológicas conjunta com todos os internos do centro.
A escola que funciona no CEM é um anexo do Centro de Educação Básica James Azevedo, que contempla os 38 internos do centro educacional com os ensinos fundamental e médio, na modalidade EJA (Ensino de Jovens e Adultos) prevendo um ano letivo com carga horária de 203 dias.
No próximo dia 7, quinta-feira, os professores da Unidade Escolar James Azevedo estarão reunidos no CEM para elaborar o Planejamento Escolar 2013, que além da grade curricular inerente ao ensino formal, incluirá esse ano dois projetos que farão parte das atividades curriculares.
Para este primeiro semestre de 2013, será apresentado aos internos do CEM o Projeto Educar para a Relisiência, que trabalha a superação dos obstáculos da vida nas mais variadas formas de enfrentamento, no segundo semestre, será desenvolvido com os jovens do centro, o Projeto Educar para a Liberdade, que presta o serviço de conscientização dos valores básicos de convivência como, ajudar ao próximo e tolerância.
O interno do CEM, R.G.C, de 19 anos, que fará o primeiro ano do ensino médio, fala da sua expectativa para o início das aulas no centro: “Cheguei aqui apenas com a sétima serie (ensino fundamental), e agora, como fiz o EJA, pude acelerar meus estudos tirando, assim, o atraso que tinha na escola. Quero muito poder continuar estudando aqui para, quem sabe, daqui a mais dois anos fazer o ENEM, como já aconteceu com dois amigos meus do CEM”, diz.
Para a coordenadora pedagógica do Centro Educacional, Miriam Abreu, fala das garantias de aprendizagem oferecidas aos jovens e do entusiasmo de cada um para o início das aulas: “Depois que alguns dos nossos jovens fizeram a prova do ENEM, criou-se com os demais a expectativa e desejo dos outros de também poder participar desse processo avaliativo nacional. O CEM vem garantindo direito a educação formal para adolescentes internos dando todas as condições necessárias para que os mesmos possam desenvolver atividades inerentes ao âmbito escolar”, explica.
O início do ano letivo no Centro Educacional Masculino está previsto para o dia 14 de fevereiro.