INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
SECRETARIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL TRABALHO E DIREITOS HUMANOS
Brasil sem Miséria atenderá 70 mil famílias no Piauí
20/02/2013 - 13:51  
  
Twitter 
Google+ 

Cerca de 70 mil famílias no Estado do Piauí deixarão o quadro de extrema pobreza, segundo os critérios do Governo Federal. Em solenidade, ontem, em Brasília, a presidente Dilma Roussef anunciou a expansão do Programa Brasil sem Miséria.

Com a medida, cerca de 2,5 milhões de brasileiros estarão inclusaos na expansão do Brasil sem Miséria mesmo sendo beneficiários do programa Bolsa Família, mas que ainda se encontram em situação de extrema pobreza.

Para ter o conhecimento sobre todas as famílias que se enquadram em situação de extrema pobreza, é necessário se fazer um monitoramento criterioso de brasileiros extremamente pobres para que, dessa forma, possa se ter um conhecimento de brasileiros que, por ventura, poderão vir a ser assistidos pelos programas sociais.

Desde o início do programa Brasil sem Miséria, o número de 791 mil famílias já foram cadastradas e incluídas no Bolsa Família (CadÚnico), o que torna visível as ações efetivas do governo federal.

As famílias inseridas no Cadúnico podem também ter acesso a seleção de beneficiários de outros programas, como Tarifa Social de Energia Elétrica; Minha Casa, Minha Vida, entre outros benefícios.

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) busca a meta de cadastrar mais de 700 mil famílias até 2014 e, assim, fazer um trabalho de prevenção do quadro de extrema pobreza em todo o território brasileiro. No Piauí, a coordenação das ações do programa Bolsa Família fica à cargo da Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc).

O secretário da assistência social, Francisco Guedes, que esteve presente a solenidade, ontem, em Brasília, fala dos avanços do Bolsa Família no Estado do Piauí e ratifica o dia 18 de março como data chave para as famílias que estão no CadÚnico do Bolsa Família, “O estado do Piauí foi o que mais avançou na redução do quadro da extrema pobreza, o que muito nos entusiasma, e temos hoje 454 mil famílias cadastradas no Bolsa Família. A partir do dia 18 de março, nenhuma família do Piauí inserida no CadÚnico deverá receber menos de R$ 70,00 por pessoa, e caso, seja encontrada famílias fora dessa realidade, as mesmas deverão ser encaminhadas a Secretaria da Assistência Social do seu município ou a Secretaria da Assistência Social do Estado (Sasc)”, explica.


O Cadastro Único do Bolsa Família

Ter o número exato dos brasileiros que se encontram no quadro de extrema pobreza é um dos critérios para as ações do Brasil sem Miséria. Mais do que quantificar pessoas, é preciso ter um plano de ação para que as mesmas saíam da extrema pobreza.

Isso requer que o poder público saiba quem são, onde moram, quais as características dos seus domicílios, sua idade, escolaridade e informações sobre trabalho e renda, entre outras. Só dessa forma pode-se transferir renda para as famílias, matricular seus integrantes em cursos profissionalizantes, oferecer-lhes serviços de assistência técnica e extensão rural, dar-lhes acesso a água ou a tarifas reduzidas de energia elétrica.

O Cadastro Único é a única fonte de informações apropriadas para isso.  

Secretaria da Assistência Social Trabalho e Direitos Humanos
Rua Acre, 340 - Cabral – Teresina- PI- CEP 64.014-042
© 2023. Todos os direitos reservados.