Sasc participa de sessão solene na Assembleia Legislativa
06/03/2013 - 13:17

Sonia Terra discursa em Assembleia Legislativa

As políticas públicas de atendimento às mulheres, especialmente às mulheres vítimas de violência sexual foram discutidas nesta quarta-feira 6, em Sessão Solene realizada pela Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, como parte das comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher. A sessão contou com a participação de representantes do Poder Executivo, do Judiciário e do movimento social organizado.

Durante a sessão, foram apresentados dados da violência contra a mulher e das ações e serviços que vem sendo realizados para garantir o atendimento às vítimas. De acordo com a Dra. Maria das Dores Castelo Branco, o Serviço de Apoio à Mulher Vítima de Violência Sexual – SANVISregistrou no ano passado, 462 casos de violência contra a mulher e que cerca de 80% destes, as vítimas são mulheres de até 18 anos de idade, “estima-se que apenas 10% dos casos são denunciados e que a maioria,são crimes praticados, contra jovens e adolescentes, daí a importância desta temática ser trabalhada ainda na escola” avalia.

Para Diretora de Políticas Públicas para Mulheres, da Secretaria da Assistência Social, Sonia Terra, as políticas públicas que garantam esse atendimento devem ser cada vez mais transversais, numa interação entre as diversas áreas de governo.

“O enfrentamento às diversas formas de violência contra a mulher deve ser um desafio encarado por toda a sociedade. Não é mais só uma questão social, mas é uma questão de educação, de segurança e especialmente de saúde pública. O Governo do Estado, através da SASC, tem atendido a muitos casos de violência, mas ainda nos deparamos com o desafio de ampliar esse atendimento e torná-lo cada vez mais acessível em todos os pontos do estado e em todas as suas fases de ocorrência” avaliou.