Programa Qualifica Piauí capacita mais 90 pessoas em Boqueirão do Piauí.
23/01/2024 - 15:05

Capacitação
O programa Qualifica Piauí, realizado pela Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), ofereceu os cursos de corte e costura e cabeleireiro em Boqueirão do Piauí. A solenidade de entrega dos certificados dos cursos ofertados pelo Programa Qualifica Piauí foi no último sábado, dia 20, na Câmara Municipal de Boqueirão do Piauí.

A solicitação dos cursos foi do ex-vereador Chagas Aninha, com o apoio do Instituto Papai Cícero e Fundação Ludetana. Sonia Pinto, presidente do Instituto Papai Cícero, comentou sobre a necessidade de mais parcerias com as empresas. 'As pessoas estão cada vez mais se qualificando, as mulheres estão, em peso, nos cursos de corte e costura e cabeleireiro e queremos fazer mais parceria com as empresas", disse.

O Superintendente do Trabalho, Renda e Inclusão Social da SASC, José Barros, falou sobre o impacto do programa na comunidade. "A qualificação ofertada por meio do Qualifica Piauí em municípios piauienses proporciona oportunidade de trabalho e renda aos beneficiários. Foram dois cursos de qualificação profissional ofertados, um de corte e costura e um de cabeleireiro básico, para contribuir com o desenvolvimento local da comunidade, pois são cursos que rapidamente têm uma absorção no mundo do trabalho, oportunizando tanto uma ação empreendedora, como uma ação de trabalho e emprego'.

O superintendente também falou sobre as qualificações realizadas no ano de 2023 e ressaltou que são formações requeridas pelo mercado atual e a Superintendência do Trabalho oferta em diversos municípios. "No ano de 2023, foram quase 4 mil pessoas qualificadas em todo estado através do Qualifica Piauí', acrescentou.